Teresina distribuiu gratuitamente 2 mil óculos pelo SUS em 2018

Usuário deve solicitar consulta junto a UBS da região

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pessoas com problemas de visão podem adquirir seus óculos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço já distribuiu gratuitamente quase dois mil óculos somente no ano de 2018. 

A distribuição de óculos – armações e lentes – é financiada por meio de contrapartida entre município e Ministério da Saúde. Segundo Kaline Frazão, chefe do Núcleo de Órteses e Próteses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), são autorizadas mensalmente 300 peças, produzidas por ótica vencedora de licitação.

“De janeiro a outubro deste ano, foram 1989 peças foram produzidas e entregues aos usuários do SUS”, disse a chefe de núcleo. Ela conta que a maior demanda é para lentes do tipo progressiva, com 1411 óculos. Em seguida, vêm as lentes simples (com 458 peças produzidas) e as do tipo bifocal (67) e hilight (53 peças).

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve solicitar uma consulta na Unidade Básica de Saúde para uma das clínicas conveniadas pelo SUS e necessitar de lentes acima de meio grau. O médico dará uma receita oftalmológica e o usuário será orientado para se dirigir à Central do SUS portando documentos como RG, CPF, Cartão SUS, título de eleitor e comprovante de endereço. Uma vez autorizado, ele pode se dirigir à ótica conveniada para escolher sua armação.

Kaline Frazão ressalta que o serviço é exclusivo para residentes em Teresina. Para isso, é pedida também uma comprovação de residência, por meio de ficha do e-SUS que comprova seu cadastro na Estratégia Saúde da Família. “Esta ficha pode ser adquirida na Unidade Básica de Saúde onde o usuário é atendido”, afirma a chefe de núcleo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES