Teresina ganha centro para atendimento de crianças com microcefalia

Centro vai atender também pessoas com outras deficiências

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina vai ganhar, a partir desta quinta-feira (29), o mais novo espaço voltado para o atendimento de crianças com microcefalia e outras deficiências associadas ao Zika Vírus no Piauí. É que será inaugurado o Centro Dia de Referência para Crianças com Microcefalia e Deficiências Associadas e Suas Famílias Saber Cuidar, instituição administrada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

A solenidade de inauguração acontece às 10h e vai contar com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, além do prefeito da capital, Firmino Filho, do secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, bem como de outras autoridades e lideranças voltadas para a assistência social do município.

O Centro Dia Saber Cuidar amplia a rede de cuidados e atendimento especializado, acompanhando crianças de 0 a 6 anos de idade. O espaço terá capacidade para acolher, diariamente, 30 usuários. Na instituição, serão promovidas atividades lúdicas e cuidados para o desenvolvimento infantil, apoio aos cuidadores familiares sobre a autonomia nos cuidados diários, apoio na administração de medicamentos e a realização de ações preventivas de agravos da deficiência e/ou surgimento de doenças.

Segundo o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, o lançamento é um marco na causa da pessoa com deficiência em Teresina. “É o primeiro Centro Dia para crianças com microcefalia da capital. Na medida em que o lançamos, reconhecemos toda uma especialidade e um atendimento direcionado que deve haver. A Prefeitura de Teresina tem alegria em disponibilizar esse instrumento à população. A satisfação é ainda maior por ser relacionado à causa da pessoa com deficiência, algo que engrandece não apenas uma gestão, mas o ser humano que caminha com essa bandeira”, pontua.

Os encaminhamentos vão ocorrer por demanda espontânea, busca ativa e encaminhamento através da rede assistencial que existe no município. Após uma triagem, o usuário terá acesso aos serviços. O Centro Dia Saber Cuidar está localizado na Rua Jaicós, nº 1265, no bairro Ilhotas. A população pode ter mais informações sobre o espaço pelo telefone (86) 9 9939-1168.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES