Teresina já vacinou 75% das crianças contra polio e sarampo

A campanha deveria ter encerrado na última sexta-feira (21), mas até o momento, já foram vacinadas 75% das crianças com idade entre seis meses e cinco anos

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (02) DO JORNAL MEIO NORTE

Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o dia 12 de dezembro, por não ter alcançado a meta que é de imunizar 95% do público-alvo. A campanha deveria ter encerrado na última sexta-feira (21), mas até o momento, já foram vacinadas 75% das crianças com idade entre seis meses e cinco anos de idade incompletos.

Em todo o Piauí a expectativa é que sejam vacinadas 222.359 crianças, mas apenas cerca da metada recebeu a dose da vacina até agora. No Brasil esse número deve chegar a 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões de crianças contra o sarampo. Para isso, mais de 100 mil postos fixos e móveis em todo o país estarão disponíveis para aplicar as doses. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. Para isso, o Ministério disponibilizou mais de 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite).

A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de idade. Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos).

Repórter: Pollyana Carvalho

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook

Fotos: Kelson Fontinele





Fonte: Pollyana Carvalho