"Teresina Mais Verde": capital tem mais de 216 mil novas árvores

Projeto vem contribuindo para a arborização da cidade desde abril

O projeto "Teresina Mais Verde" vem contribuindo para a arborização da cidade desde abril de 2013. Durante este período, 216.455 novas árvores foram plantadas nas ruas e quintais da capital piauiense. A intenção da Prefeitura é promover o resgate do título de Cidade Verde, tão cantado em verso e prosa. 

Segundo levantamento da Coordenadoria de Arborização, foram plantadas 20.445 mudas em ruas, avenidas, praças e outros tipos de equipamentos públicos. Esses espaços também receberam mudas transplantadas, um total de 1.435.

A população também tem participação ativa neste projeto de arborização, já que tem procurado os viveiros mantidos pela Prefeitura em busca de mudas. No ano passado, uma das espécies mais procuradas foi o ipê. Essa espécie é nativa, assim como o caneleiro, Gonçalo Alves, oitis e jucá, que são distribuídas diariamente nos viveiros. Também estão disponíveis à população mudas de plantas frutíferas, como manga, caju, ata, goiaba, acerola e carambola. 

No período de vigência do "Teresina Mais Verde", foram distribuídas 102.213 mudas e doadas 92.362.

Cada pessoa pode levar para casa até 10 mudas. Basta ir até um dos viveiros e fazer um pequeno cadastro. A Coordenação de Arborização também disponibiliza mudas para entidades e associações de moradores. Para ter acesso, basta enviar ofício solicitando. Além disso, as mudas também são utilizadas na arborização de espaços públicos, em praças, parques e vias.

"Quem tiver interesse, pode procurar qualquer um dos viveiros e pegar até 10 mudas. Nós destinamos muitas delas também para entidades e associações de moradores. E fazemos um trabalho também de arborização da cidade usando essas mudas. Os viveiros estão abertos ao público de segunda a sexta, das 7h30 às 13h, e aos sábados, das 7h30 às 11h30", afirma Clóvis Freitas Júnior, coordenador de Arborização.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina