Teresina: Moradores da Zona Sudeste ganham novos espaços de lazer

Três bairros receberam novas áreas de lazer

Com um investimento de R$ 1.270.933,74 do Orçamento Popular, três bairros da zona Sudeste de Teresina foram contemplados com a construção de novos centros de lazer. Os moradores do Residencial Recanto dos Pássaros, no Bairro Bom Princípio, foram um dos beneficiados.

Eles receberam uma quadra coberta e uma praça com bancos e grama. A obra foi entregue no começo de agosto e teve o custo de R$ 624.826,61.

A estudante Thais dos Santos está contente com a entrega da praça, pois agora tem um lugar para brincar com os amigos todos os dias.

“Antes aqui era só um terreno e tinha lama quando chovia. Não dava para a gente se divertir. A quadra é muito boa, podemos praticar esporte a qualquer hora, pois ela é coberta”, relata.

Com o maior fluxo de pessoas na praça, os estabelecimentos que ficam próximos do local estão lucrando. A lanchonete da comerciante Mariana Ferreira está sempre cheio no final do dia e, principalmente, nos finais de semana, quando os moradores do Residencial Recanto dos Pássaros vão passear no Complexo.

“O movimento melhorou muito. Agora, as pessoas têm um lugar para se divertir. Elas vêm com as crianças, vendemos lanches e os pais bebem. O Residencial era carente de espaços como esse, com certeza a nossa qualidade de vida vai ser outra.”, explica Mariana.

A inauguração oficial da obra já aconteceu, mas a comunidade do residencial fará outra festa de inauguração para os próprios moradores. O motivo da celebração é que a população considera o espaço de lazer uma conquista. A presidente do Conselho Comunitário, Conceição Silva, foi uma das pessoas que lutou pela obra.

“Fizemos o pedido do Orçamento Popular ano passado, a obra foi aprovada na minha gestão. A quadra é importante para tirarmos as crianças da rua que é um lugar perigoso. Tudo isso foi nossa conquista, agora temos um local de lazer e um espaço bonito”, comemora a presidente.

Duas quadras esportivas serão inauguradas em agosto

Além do Complexo de Lazer do Residencial Recanto dos Pássaros, outros dois bairros estão sendo beneficiados. A Vila Alto da Ressurreição, no bairro Gurupi, recebeu a cobertura de sua quadra poliesportiva no mês de maio.

O local abriga o projeto Frutos do Brasil, que atende cerca de 120 crianças e adolescentes e desenvolve talentos do atletismo. No próximo dia 25 de agosto, os moradores do Parque Bom Futuro, no Bairro Cuidos, receberão a sua própria quadra poliesportiva.

"São obras importantes para a região e sua população. Calçamento é importante, asfalto é importante, galeria é importante, mas investir em esporte e lazer também é essencial para melhorar a qualidade de vida dos teresinenses", afirma Márcia Santos, superintendente da SDU/Sudeste.

Moradores reclamam de vazamento

Na praça recém-inaugurada há uma caixa d'água que está com um vazamento. Segundo os moradores, é necessário fechar o registro para que o desperdício não seja maior. "Esse problema já vem ocorrendo há algum tempo.

Todos os dias acontece a mesma coisa, nós já chamamos os responsáveis para resolver o assunto, mas ninguém nunca apareceu", reclama Mariana Ferreira.

Em nota, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste afirmou que enviará uma equipe técnica ao local para avaliar a situação e tomar os devidos encaminhamentos o mais rápido possível.

Fonte: Rhauan Macedo e Carolina Durães