Teresina recebe 100 novas mudas de árvores na zona Norte

A ação contou com a presença de moradores, autoridades e alunos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina é conhecida por suas altas temperaturas, principalmente durante um dos períodos mais quentes do ano. Por isso, as árvores são essenciais para diminuição do calor, pois elas são responsáveis pelas desejadas sombras.

Sendo assim, o Parque Lagoas do Norte recebeu 100 mudas através do projeto Plante Alegria. A ação contou com a presença de moradores, autoridades, alunos do Pelotão Mirim do 9º Batalhão da Polícia Militar, além de estudantes, que puderam ver de perto o poder de plantar e cuidar.

Foram distribuídas mudas nativas da região, como pau d’água, acácia-azul, ingarana, jasmim-manga e ipê mairim.

Mas para que as plantas sejam preservadas, a comunidade escolheu quatro representantes. “Começou a primeira etapa, mas futuramente essas mudas vão se desenvolver e, consequentemente, diminuir a temperatura na área e servir como cobertura”, afirma um dos homenageados, Valdeck Ferreira de Sousa.

“Plantar uma árvore não é um gesto somente simbólico, é também fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável”, afirma o prefeito Firmino Filho, que esteve presente durante a solenidade.

“Devemos cuidar da nossa calçada, além da árvore que está na praça e dos parques que estão perto de nós. Assim, nós podemos cuidar do ambiente no qual vivemos. Por isso, devemos garantir que as novas gerações terão acesso à mesma natureza que temos hoje”, relata.

Além disso, os moradores de regiões próximas receberam certificados e medalhas de honra ao mérito, confirmando que as ações do parque geram frutos. “Incentivamos eventos e atividades de apropriação comunitária”, diz o gerente do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes, iniciativas como essa já fazem parte das ações do parque.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) e Coordenação do Plano Municipal de Arborização da Prefeitura de Teresina. Além disso, o projeto fará a limpeza e recuperação da área das quadras de esporte, além de ações socioeducativas com os moradores do entorno do Parque.

Escola realiza ações com crianças sobre a temática do meio ambiente

Durante a solenidade de entrega das mudas era notável a participação das crianças. Todas elas participam do projeto "Plantale", realizado por uma escola particular de Teresina, que realiza um trabalho de conscientização da comunidade sobre a preservação do espaço para uso público, tudo isso feito pelos estudantes. O projeto também pretende revitalizar o espaço do Lagoas do Norte com plantio de mudas e construção de um campo de futebol.

Além disso, para participar do evento, a escola lançou um desafio, o desenho mais criativo seria estampado na blusa de todos os alunos. E foi assim que Luana Gabriele venceu. Com 11 anos, ela teve uma ideia genial. "Eu lembrei do tema do projeto 'Plantar a Paz é Cultivar a Vida' e pensei no que eu poderia plantar. Pensei numa árvore e na paz. Depois o desenho foi se formando", conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES