Teresina recebe programa gratuito de avaliação de motocicletas

Segundo os organizadores, a avaliação nos dias 5 e 7 de agosto.

O 19º Motocheck-Up, maior programa gratuito de avaliação de motocicletas, será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, em Teresina. O evento, que é alusivo ao dia do motociclista, celebrado no dia 27 de julho, é uma realização do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), com o intuito de promover a conscientização no que diz respeito à segurança dos condutores.

A 19° edição do Motockeck-Up trabalhará na avaliação das motocicletas e conscientização dos condutores. O diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, alerta sobre importância de estar atendo aos itens de segurança.

“Solicitamos a ABRACICLO que o evento fosse realizado em Teresina para que esse evento venha evidenciar questões necessárias da segurança das motocicletas. Ações como essa são fundamentais para preservar vidas no trânsito, uma vez que o bom estado de conservação dos itens de segurança de uma motocicleta está diretamente ligado a diminuição de acidentes”, ressalta o diretor.

De acordo com a coordenadora da ABRACICLO, Márcia Pontes, o evento reunirá mecânicos e instrutores de diferentes marcas para ensinar aos participantes melhores práticas de direção e promoção de um trânsito mais seguro.

“No local será montado um circuito com duração de 20 minutos, em média, onde serão oferecidos serviços gratuitos para avaliação de 21 itens de segurança das motocicletas, de todos os modelos. Os participantes ainda terão acesso a orientações e técnicas para pilotagem defensiva e receberão brindes e vale troca de óleo”, informa a coordenadora.

Atualmente Teresina registra uma frota de 149.100 motocicletas. Com esse número cada vez maior, o Detran-PI, através da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) se preocupa em realizar ações educativas para organizar o trânsito e garantir a segurança dos condutores.

“Por essa razão, as ações são voltadas para conscientização e têm um peso importante para a melhoria da construção da paz e prudência no trânsito, um espaço social que, às vezes, é tão negligenciado por nós condutores”, destaca a diretora da Escola de Trânsito do Detran-PI, Jeovanna Moura.

Somando edições anteriores, o evento atraiu mais de 28 mil participantes. Em Teresina, a organização do evento espera reunir cerca de 3 mil participantes.

Fonte: Ascom