Teresina registra 390 novos casos de HIV em 2018

Número é menor que o de 2017, que registrou 486 novos casos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de dezembro é marcado pela campanha mundial de combate à Aids. Neste mês, diversas ações são realizadas em todo o mundo com o objetivo de alertar a população sobre a doença. Somente neste ano, Teresina notificou até o momento 390 novos casos de HIV/AIDS entre os residentes na capital. Já é um número menor que o de 2017, que registrou 486 novos casos em teresinenses.

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, patologia que é adquirida, geralmente, por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada. Por isso, a Prefeitura de Teresina, por meio da FMS,está promovendo uma semana de atividades educativas, preventivas e de testagem rápida com diversos segmentos da população com o objetivo de conscientizar a população para o sexo seguro.

As atividades começaram na última terça-feira (27), na Avenida Maranhão, com a distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante entre os lavadores de carro que trabalham no local.

Os portadores de HIV têm à sua disposição um serviço especializado para tratamento e acompanhamento de sua condição física. É o Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS (SAE), que funciona no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, no Centro de Teresina.

O SAE funciona desde 2009 e fornece regularmente medicamentos para cerca de 1300 pacientes devidamente cadastrados no sistema. O atendimento funciona através de livre demanda, quando o paciente descobre sua condição sorológica por meio de exame e busca o Lineu Araújo, espontaneamente, ou por encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde após avaliação da Equipe Estratégia Saúde da Família.

“O tratamento para o HIV é hoje uma realidade, pois melhora a qualidade de vida dos pacientes e traz a perspectiva de uma vida normal, tamanho é o benefício do tratamento e o impacto na vida dos pacientes”, diz o coordenador do SAE, Walfrido Salmito. Ele explica que, com a introdução na terapia de medicamentos mais modernos, mais efetivos e mais toleráveis, a aceitação ao tratamento tem melhorado, e os efeitos colaterais são cada vez menos sentidos pelos pacientes. “Dessa forma, temos um serviço de qualidade que funciona bem e serve toda população da cidade”, diz o médico infectologista.

Ponte Estaiada ganha iluminação especial

A Ponte Estaiada Mestre Isidoro França, na zona Leste de Teresina, está recebendo uma iluminação especial na cor vermelha este mês. A ação é por conta do Dezembro Vermelho, mês da campanha municipal de enfrentamento ao HIV/AIDS. A iluminação especial deve se estender até o dia 31 de dezembro.

O Dezembro Vermelho é uma campanha que se soma ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro. A campanha ganhou mais força em Teresina depois da sanção da Lei Nº 5155 de dezembro de 2017, de autoria do vereador Venâncio Cardoso, que prevê que órgãos públicos e particulares participem da divulgação com a utilização de iluminação e decorações em suas sedes, logradouros públicos e monumentos na cor vermelha. E ainda prevê que, no decorrer do mês, sejam desenvolvidas ações educativas.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e autor da lei municipal sobre o Dezembro Vermelho, Venâncio Cardoso, a iluminação é ação importante em prol da campanha. “A Ponte Estaiada é hoje um dos principais símbolos de Teresina. Iluminá-la na cor da campanha, a cor vermelha, é uma ação muito importante para chamar atenção da população da capital. A educação, a conscientização, é a melhor forma de lutar contra a doença”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES