Teresina supera a meta de vacinação de animais contra a raiva

A vacina está disponível durante todo o ano para a população.

Teresina superou a meta para a etapa urbana da Campanha de Vacinação contra a Raiva, realizada no último sábado (12). Este ano foram vacinados 121.456 cães e gatos em toda a capital, o que corresponde a 102% do estimado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Na zona urbana, a meta era imunizar 118.370 animais. A próxima etapa é a zona rural, que será feita em dois dias: dia 26 de setembro nas zonas rurais Norte e Leste, e dia 3 de outubro nas zonas rurais Sul e Sudeste. Nesta fase, o objetivo é vacinar 17.478 cães e gatos.

“Diferente do que ocorre na zona urbana, não são montados postos fixos de vacinação na zona rural; as equipes da FMS vão de propriedade em propriedade imunizando os animais”, explica a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra. Cerca de 30 equipes de técnicos estarão percorrendo as localidades em cada dia de campanha.

A gerente pede que os moradores das regiões deixem seus cães e gatos em casa nos dias de vacinação. “É comum os animais serem criados soltos na zona rural e até mesmo acompanharem os donos em trabalhos na roça. Mas pedimos que neste dia eles os mantenham presos e com um responsável até que as equipes de vacinação cheguem”, lembra Oriana Bezerra.

Mesmo após a campanha, a vacina contra a raiva está disponível durante todo o ano para a população. Aqueles que não puderam imunizar seus bichos de estimação no último sábado podem levá-los à Gerências de Zoonoses da FMS, que fica na Rua Minas Gerais, nº 909, bairro Matadouro. O local está aberto todos os dias da semana, de 8h às 17h.

Image title



Fonte: Assessoria