Teresina tem medalhista de ouro na Olimpída de Matemática

Lael Viana Lima é aluno da Escola Municipal Barjas Negri

Image title

Teresina conta com verdadeiras mentes brilhantes que se destacam em diferentes áreas do conhecimento. Lael Viana Lima, de apenas 13 anos, é um desses exemplos no cenário local. Acostumado com uma rotina de estudos intensa, o garoto já está habituado e adora conviver em meio aos números, cálculos e operações.

O estudante do 8° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barjas Negri, localizada na zona Sudeste da capital piauiense, foi o único aluno teresinense premiado com medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) de 2014, realizada no Rio de Janeiro. Buscando alçar voos cada vez mais altos, o adolescente já está participando da edição de 2015.

“A maior parte da preparação foi com os professores e também fui estudando e aprendendo. Eu procurei responder simulados, que me ajudaram na preparação”, declarou o estudante, que ainda concilia a rotina de estudos auxiliando os demais alunos da escola durante o período de avaliações.

O pai do jovem Erivelton Lima é professor de Inglês na unidade escolar e disse que a conquista do filho tanto para ele, quanto para sua esposa foi uma grande alegria, e destacou a inovação do jovem em ser um dos mais novos da cidade a conquistar o prêmio máximo na Olimpíada.

“Minha preocupação não é somente dar uma boa educação, mas também ser bom exemplo. O fato de eu trabalhar com educação ajuda bastante e serve como referencial, mas independente disso, o próprio Lael demonstra esse interesse pela educação e, além disso, ele é um excelente filho.

Quando ele ganhou a medalha de bronze na edição de 2013 nós nos surpreendemos porque foi a primeira vez que um aluno de 6° ano, de nível 1, ganhava medalha de bronze, fiquei muito feliz e orgulhoso. E quando veio a de ouro a alegria foi muito maior, tanto para mim, minha esposa, escola e todo o município, que foi um excelente trabalho de todos nós”, declarou.

Fonte: Waldelúcio Barbosa