Teresina terá mais duas pontes sobre o Rio Poti

Duas pontes ligarão as zonas Norte e Leste da cidade

O município de Teresina terá mais duas pontes sobre o Rio Poti. Em Brasília, durante reunião no Ministério das Cidades, o prefeito Firmino Filho solicitou liberação de recursos tanto para construção da Ponte Viera Toranga e quanto para Ponte da UFPI. As duas obras ligarão as zonas Norte e Leste da cidade.

Segunda ponte a ser construída sobre o Ri Poti, a Viera Toranga ligará o bairro Poti Velho à região da Santa Maria da Codipi. A obra está licitada e orçada em R$ 37,7 milhões com recursos do Ministério das Cidades. A administração municipal aguarda autorização do Governo Federal para início de obra.  

A Ponte Vieira Toranga irá compor um binário de tráfego com a Alameda Mestre João Isidoro França, interligando o bairro Poti Velho com a região da Santa Maria da Codipi.  A nova ponte terá 240 metros de extensão, uma faixa de passeio para ciclistas e pedestres e três vias de tráfego, sendo uma faixa exclusiva para ônibus e duas faixas para outros veículos.

Já a Ponte da UFPI faz parte do conjunto de tráfego que inclui também o Corredor Norte/Leste. A construção deste conjunto está orçada em R$ 59,5 milhões por meio de financiamento do Pacto pela Mobilidade. O projeto executivo está em elaboração e a licitação deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

A faixa exclusiva para transporte coletivo Norte-Leste interligará os terminais Rui Barbosa e Buenos Aires, na zona Norte, aos terminais Piçarreira e Santa Isabel, na zona Leste, através da construção de uma ponte que ligará o bairro Água Mineral à Universidade Federal do Piauí (UFPI). 


Ponte Estaiada (Crédito: Reprodução)
Ponte Estaiada (Crédito: Reprodução)


Fonte: Portal Meio Norte