Teresinense é imunizado em Dia D de vacinação da gripe

Devem ser imunizados gestantes e idosos com mais de 60 anos.

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação em Teresina movimentou as salas de vacina de toda a cidade. No total, 115 postos, entre fixos e volantes, espalhados pela cidade receberam a população durante todo o sábado. Para o secretário Municipal de Saúde, Noé Fortes, todos os grupos prioritários precisam ser imunizados, mas principalmente crianças e idosos, por terem imunidade mais baixa.

?Os idosos já chegaram em uma fase da vida que a imunidade está mais baixa e as crianças ainda não têm imunidade suficiente para protegê-las e por isso é muito importante que elas sejam vacinadas. Por causa dessa baixa imunidade, elas são mais frágeis a algumas doenças como a pneumonia, por exemplo, podem se tornar mais graves nessas pessoas?, alertou Noé Fortes.

Sabendo dessa fragilidade, a idosa Eva Ribeiro da Silva, de 69 anos, conta que nunca fica sem tomar a vacina contra a gripe durante as campanhas. Mesmo com dificuldades de deslocamento, ela disse que sempre faz um esforço.

?Tenho osteoporose e dificuldades de caminhar, mas não posso deixar de tomar a vacina contra a gripe. Sempre me vacino e, por causa disso, quase nunca fico gripada e quando fico ela vem fraquinha e logo vai embora. Meu cartão de vacinação já está cheio e tive inclusive que fazer um novo?, afirmou.

A vacina protege contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. Devem ser imunizados gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, profissionais de saúde, população carcerária e doentes crônicos. Uma das novidades anunciadas pela pasta é a inclusão de mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação teve início na última segunda-feira e deve se estender até o dia 26 de abril. Com o lema ?Quem lembra da vacina se protege da gripe?, a campanha deve imunizar este ano 141.496 pessoas, em Teresina. Foram enviadas para o Piauí 631.800 doses da vacina para imunizar todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha. Em todo o Estado deverão ser vacinadas 576.986 pessoas.

Fonte: Pollyanna Carvalho