Teresinenses desfazem decoração natalina

Teresinenses desfazem decoração natalina

Ontem foi dia de se desfazer da decoração natalina que estava montada desde o início de dezembro, de acordo com a tradição

No dia de Reis é tradição a retirada da decoração natalina. Nesse dia todos desmontam suas árvores, guardam presépios e retiram enfeites de Natal. A psicopedagoga Rosângela Maria dos Santos cumpre a tradição e ontem fez questão de guardar a decoração natalina para os próximos anos. ?É uma crença porque se a gente acredita no Natal, tem que seguir a tradição e a cultura e precisa ser valorizada. Apesar que cada dia que passa a tradição é cada vez menos valorizada. E desde criança há uma cultura na família e acabei seguindo?, explica Rosângela.

A Prefeitura de Teresina também começou a retirar a decoração desde ontem. A ornamentação ficou exposta nos principais pontos da capital por pouco mais de um mês. O trabalho de retirada da decoração deverá durar aproximadamente uma semana, segundo o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Lázaro do Piauí.

Feita pelo consagrado artista Hostyano Machado, a decoração de Natal de Teresina teve a pretensão de enfatizar as figuras religiosas. Um grande presépio foi montado por trás da Igreja São Benedito e ao longo passeio da Avenida Frei Serafim foi montado um túnel luminoso composto de vários painéis e outros elementos contemplativos que agradaram a população teresinense. Muitas famílias visitavam o local à noite para tirar fotos.

Outros pontos da cidade também foram contemplados com ornamentação natalina como a Ponte Juscelino Kubitschek, que recebeu a ?Travessia de Natal? e a Ponte Estaiada, que recebeu a ?Alvorada Natalina?. No balão da Ladeira do Uruguai, na entrada da cidade, também recebeu uma ornamentação especial com uma grande árvore de Natal, que caiu na noite de sábado devido à força do vento.

Fonte: Vicente de Paula