Teresinenses se unem pela erradicação da pólio

Dinheiro arrecadado na corrida custeará a compra de vacinas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 600 teresinenses correram, na manhã de domingo (9), pela erradicação da poliomielite. Todo o lucro arrecadado será destinado para a Rotary Internacional, que custeará a compra de vacinas para os países que ainda não erradicaram a doença (Afeganistão, Nigéria e Paquistão). O Rotary Cajuína Teresina informou que cerca de U$ 5 mil (dólares) foram o lucro do evento. Atletas amadores e crianças participaram das provas de 300 metros (kids), 5 km e 10 km.

Mas teve até cachorro correndo. O advogado Huelber Duarte levou seu animal de estimação para correr a prova dos 5 km. Sérgio Moro é um cão da raça Beagle, de 6 meses de idade. "Eu faço parte de um grupo de corrida que eu sempre levo ele para correr. Ele é quem dita o ritmo da corrida. O pessoal da organização gostou tanto da nossa participação que já ganhamos inscrição gratuita na corrida do próximo ano", conta o atleta amador.

José Carlos Formiga é presidente do Rotary Cajuína Teresina e avaliou a segunda edição do Correndo Contra a Pólio como um sucesso. "Nessa edição nós tivemos cerca de 600 inscritos, um aumento de 200 pessoas com relação ao ano passado. Nós tivemos o mérito de entrar para o calendário de corridas de Teresina. Com o sucesso do número de inscrições, nós conseguimos arrecadar em torno de 5 mil dólares. Esse dinheiro será encaminhado para o Rotary Internacional, que destinará a verba para compra de vacinas com o objetivo de erradicar a doença no mundo nos três países que ainda faltam", explica o presidente.

Para cada um dólar arrecadado pela Rotary, a Fundação Bill Gates doa mais dois dólares. Os U$ 5 mil que o Rotary Cajuína Teresina ganhou com a realização da corrida vão virar U$ 15 mil para a compra de vacinas.

Thiago Monteiro organizou a parte de logística do evento e afirmou que tudo ocorreu conforme o esperado. "A chuva, apesar de não ser esperada, melhorou bastante o clima. Os atletas elogiaram bastante o percurso das provas", informou.

O atleta amador Raimundo Gomes venceu a prova de 5 km com o tempo de 15 minutos e 52 segundos. O vigia, que sonha em correr a São Silvestre, bateu o seu recorde pessoal e ainda vai levar para casa uma bicicleta. "A prova foi muito boa. Gostei muito da prova e da organização do evento. Nem todos os eventos de corrida de Teresina dão premiação para os vencedores das provas. Eu corro há mais de 8 anos, treino todo santo dia", comemora o atleta.

O servidor público Pedro Filho levou Igor José, seu filho de 8 anos, para participar da modalidade Kids. "Eu e a minha esposa, Caroline Lira, corremos por cerca de um ano e estamos criando o interesse do Igor em praticar exercícios também. Ele tem autismo leve e é muito importante a prática de exercícios físicos", explica. Igor José, que adora jogar futebol, disse que gostou da corrida. "Eu corri muito e gostei bastante", conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES