Poluição nos rios ameaça qualidade da água na capital

Poluição nos rios ameaça qualidade da água na capital

Tamanha poluição obrigou a Agespisa a aumentar o nível de cloro na água que a população está bebendo.

É visível a poluição nos rios de Teresina. Os esgotos despejam diretamente no Rio Parnaíba, por exemplo, dejetos hospitalares e de residências nos rios e a sujeira acumulada prejudica todo o ecossistema. Objeto de muita reclamação por parte da população. ?Aí para adoecer uma pessoa é daqui pra li, o gosto da água fica estranho, perto dos esgotos tem muitos insetos, moscas?, afirma a teresinense Maria Silva, que reclama da sujeira do Rio Parnaíba.

No Rio Poty a situação é parecida e existem pelo menos 25 pontos para o lançamento de esgotos no leito do rio. Tamanha poluição obrigou a Agespisa a aumentar o nível de cloro na água que bebemos. No geral, a população descreve que, com o aumento do cloro, a água que chega em casa através da encanação está com gosto de água sanitária.


THE: Poluição nos rios ameaça qualidade da água consumida

De acordo com informações repassadas por um dos diretores da Agespisa, Benedito Bezerra, essa foi a solução encontrada para não prejudicar a saúde da população. ?Nós usamos nossos recursos existentes na estação de tratamento da água e desde o primeiro momento começamos o reforço com pré cloração e monitorando ao longo da estação para preservar a qualidade da água, preconizada pela portaria 29412 do Ministério da Saúde.

Fonte: Marcilany Rodrigues