Todos com mais de 6 meses podem se vacinar contra a gripe a partir de hoje

O objetivo, segundo a pasta, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar

Todos com mais de 6 meses podem se vacinar contra a gripe a partir de hoje | Erasmo Salomão/Ministério da Saúde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de hoje, segunda-feira (15), todas as pessoas com mais de 6 meses de idade estão autorizadas a receber a vacina contra a gripe. O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (12) a ampliação da vacinação com o objetivo de aumentar a cobertura contra a doença antes do inverno, período em que as infecções respiratórias costumam aumentar. 

“A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.

Anteriormente, a vacina contra a gripe estava sendo administrada somente em idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional, e população privada de liberdade. 

O Ministério da Saúde destacou a importância da vacinação contra a gripe, pois ela ajuda a reduzir a disseminação da doença, especialmente em pessoas com condições de saúde delicadas e idosos, prevenindo hospitalizações e óbitos, além de aliviar a pressão sobre os serviços de saúde. Até o final de abril, no mínimo 253 mortes por gripe foram registradas no Brasil.  

Emergência

Devido ao aumento de mais de 108% nas hospitalizações de crianças com síndromes gripais entre janeiro e maio deste ano, o governo do Amapá decretou estado de emergência em saúde pública no último sábado (13). O Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá, enfrenta superlotação e teve até salas administrativas convertidas em leitos clínicos para atender a demanda de 32 novos pacientes. Além disso, a UTI pediátrica foi expandida de 20 para 24 vagas.

A Secretaria de Saúde do Amapá relatou que, até a semana passada, a rede hospitalar pública e privada registrou mais de 190 internações por síndrome gripal, com 109 casos no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto Atendimento Infantil. A maioria dos pacientes hospitalizados tem entre 7 meses e 4 anos de idade, com 29 pacientes necessitando de intubação.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES