Toni Venturi, diretor de “Latitude Zero” e “Cabra-Cega”, morre aos 68 anos

oni Venturi, cineasta brasileiro aclamado por filmes como “Latitude Zero” e “Cabra-Cega”, faleceu aos 68 anos.

Avalie a matéria:
Toni Venturi, cineasta proeminente no cinema brasileiro | Reprodução/redes sociais

Toni Venturi, renomado cineasta brasileiro conhecido por seus filmes marcantes como "Latitude Zero" e "Cabra-Cega", faleceu aos 68 anos neste sábado (18) após sofrer um mal súbito em uma praia de São Sebastião, litoral de São Paulo. O corpo de Venturi será velado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nesta segunda-feira (20), das 13h às 20h.

QUEM FOI TONI VENTURI

Formado em cinema pela Ryerson University, em Toronto, e também pela Universidade de São Paulo (USP), Venturi dirigiu diversos filmes de destaque, transitando entre drama e comédia e abordando temas sociais e políticos importantes. Entre suas obras mais aclamadas estão "Latitude Zero" (2002) e "Cabra-Cega" (2005). Ele também é conhecido por seus documentários, como "O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes" (1997) e "Rita Cadillac – A Lady do Povo" (2010). Venturi deixa a esposa, a atriz Débora Duboc, e seus dois filhos, Theo e Otto.

LEGADO

Conhecido por seu ativismo cultural, Venturi foi presidente da Associação Paulista dos Cineastas (Apaci) em 2001. Amigos e colegas, como Nabil Bonduki, destacaram sua vitalidade e envolvimento com o futuro do audiovisual em São Paulo. Venturi também participou ativamente em discussões sobre novas regras para plataformas de streaming, como lembrou o ministro Paulo Teixeira.

HOMENAGENS

A morte de Venturi foi lamentada por diversas personalidades, incluindo a socióloga Ana Maria Prestes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Toni Venturi foi cineasta, diretor de filmes de ficção e documentários. Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com cultura, consciência social e solidariedade. Meus sentimentos e solidariedade para seus familiares, em especial sua esposa, Débora e filhos Theo e Otto, amigos, colegas e admiradores", afirmou Lula.

"Deixo o meu pesar e solidariedade à família e amigos. Também a gratidão, por ele ter realizado essa obra pela qual tantos conheceram quem foi Prestes", escreveu a neta de Luis Carlos Prestes. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES