Trabalho de Iniciação Científica Voluntária da UFPI é publicado em periódico internacional

O artigo publicado, que se chama Arte rupestre e problemas de conservação da Pedra do Cantagalo I

Os resultados da Iniciação Científica Voluntária (ICV) do aluno do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI, Andrews Araújo Rodrigues, acabam de ser publicados no periódico International Journal of South American Archaeology. O trabalho foi realizado sob a orientação de Luis Carlos Duarte Cavalcante, professor do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI.

O artigo publicado, que se chama Arte rupestre e problemas de conservação da Pedra do Cantagalo I, apresenta o referido sito arqueológico, localizado na cidade de Piripiri, caracterizado pelas suas pinturas rupestres e gravuras, além de mencionar a vegetação, a fauna e o estado de conservação das pinturas rupestres, evidenciado a atual situação deste abrigo, assim como sua importância.

Este é o quarto artigo de brasileiros que é publicado nesse Jornal, sendo que um dos outros três também é do mesmo grupo de pesquisadores da UFPI, tendo sido capa do periódico, na época em que foi publicado. O International Journal of South American Archaeology é classificado no estrato A, pelo sistema de avaliação QUALIS da CAPES.

A UFPI parabeniza a todos pelo mérito alcançado e se sente honrada em mostrar para a comunidade acadêmica que há muitas maneiras de geração de conhecimento e que a Iniciação Científica Voluntária, portanto sem bolsa de incentivo, não impede que alunos de graduação desenvolvam trabalhos de alto nível.

Fonte: UFPI