"Trabalho não deve ser apenas por dinheiro, é preciso um objetivo", diz psicóloga

"Trabalho não deve ser apenas por dinheiro, é preciso um objetivo", diz psicóloga

Fatores psicológicos podem alter o ambiente de trabalho de qualquer empresa.

O publicitário Fábio há 5 anos trabalha na mesma empresa e fazendo o mesmo trabalho que considera ?menor?, como criar anúncios para clientes pequenos em revistas de pouca circulação. Infeliz no trabalho, Fábio começa a descontar seu desanimo também na relação com sua companheira há 7 anos e passa a entrar em sites de relacionamento para tentar buscar ?algo novo?. Foi só quando sua parceira decidiu terminar a relação que Fábio percebeu seus erros e ?mudou de vida?. Abriu seu próprio negócio e o relacionamento amoroso que ia escorrendo pelo ralo voltou novamente ao que era antes.

A situação acima é fictícia, mas representa a história de vida de muitas pessoas que se sentem desmotivadas em seu trabalho e com a forma que conduz suas relações interpessoais. Para a psicóloga Flaviany Paiva, especializada em palestras para motivar profissionais, todo mundo tem ?que se arriscar e fazer o que realmente gosta, apesar de, às vezes, ter que fazer algo que desaprova?. O que parece um paradoxo é, na verdade, segundo ela, a busca por um equilíbrio.





Flaviany participou da Semana da Saúde do Trabalhador, realizada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação para seus colaboradores, com a palestra intitulada ?A influência dos fatores psicológicos no ambiente de trabalho?, em que os funcionários de todos os setores da empresa puderam opinar sobre o que é trabalho. Para Tânia Lustosa, diretora comercial da Rádio e Rede Meio Norte, ?a diversão é fundamental para se desenvolver um bom trabalho, assim ele fica mais leve?.

Para Flaviany, a visão de que trabalho é apenas um meio para se obter dinheiro é equivocada. Por causa disso, contou ela, as empresas devem estar atentas aos problemas e sentimentos de seus colaboradores. Mas é o próprio trabalhador o principal responsável pela sua felicidade. ?Deve-se encarar os problemas de forma positiva e leve. Temos que fazer o que gostamos e com quem gostamos?.

?Precisamos sonhar alto?, concluiu Flaviany. A Semana da Saúde do Trabalhador conta com várias atividades de saúde e também de beleza.















Dicas para o Bem Estar no trabalho

1- Autoaceitação ? tente se aceitar como você é, com qualidades e também defeitos

2- Melhore a forma como se relaciona com as pessoas ? é fundamental para ter um ambiente de trabalho mais leve e divertido

3- Autonomia ? você tem que omitir suas opiniões, mesmo ela indo contra a da maioria

4- Domínio do ambiente de trabalho ? tente ser mais proativo

5- Tente alcançar seu objetivo de vida ? todos nós temos um objetivo a ser alcançado e também algo mal resolvido em nossas vidas

6- Às vezes, desacelere ? vale a pena diminuir o ritmo de trabalho para evitar problemas físicos e mentais no futuro

Fonte: Kaio Eduardo