Festas juninas já animam municípios do PI com quadrilhas, Folguedos e muita diversão

Festas juninas já animam municípios do PI com quadrilhas, Folguedos e muita diversão

A cidade de Piripiri se prepara para mais uma edição dos Folguedos da cidade.

O interior do Estado já respira política e festa junina, com destaque para a última, porque as atrações começam logo a partir desta semana e só terminam no final de mês, enquanto as eleições acontecem apenas em outubro. São 14 dias de muitas tradições folclóricas, quadrilhas, danças, forró e animação.

As prefeituras de cidades como Barras, Campo Maior, Luís Correia, Monsenhor Gil, José de Freitas, União, Valença, Oeiras, Piripiri, Miguel Alves, Picos, São João do Piauí, Luzilândia, dentre outras, se preparam e fizeram extensas e atrativas programações. Alguns municípios, inclusive, participam com quadrilhas e outras manifestações culturais, do Festival Nacional de Folguedos, em Teresina.

A cidade de Piripiri se prepara para mais uma edição dos Folguedos da cidade. Humor e arte estão ligados à cultura do piripiriense e, na atual gestão do prefeito Luiz Menezes, isto pode ser percebido nos eventos que são realizados no calendário festivo do município.

Durante a realização dos Folguedos de Piripiri deste ano, foi priorizada a valorização das danças do município, os artistas da terra como também atrações de outros estados. A abertura será sexta-feira, dia 15, com a participação de músicos locais e danças organizadas pelas secretarias da prefeitura.

No dia seguinte, a banda Líbanos, do Ceará e o concurso de danças da comunidade são as atrações. No dia 17, a banda Clã Brasil, da Paraíba, anima o público e na mesma noite terá a apresentação das danças vencedoras e a entrega da premiação aos vencedores.

Em Campo Maior, a prefeitura realizará mais uma edição da Folia Junina, que reúne arraial com forró pé de serra, concurso de quadrilhas com a participação de grupos de danças de cidades vizinhas e shows com bandas locais. O evento acontece após os tradicionais festejos de Santo Antônio, que teve início no último dia 31 e se estende até esta quarta-feira, dia 13, quando a cidade recebe milhares de visitantes.

O arraiá estará cercado de barracas com comidas típicas das festas juninas e comidas tradicionais nordestinas. Além dos bolos de milho, mandioca, canjica há aluá e muita aguardente para os mais animados.

O município de Monsenhor Gil também é conhecido por realizar atrativas festas juninas e terá uma extensa programação com muitas atividades. Em Luís Correia, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza também um dos maiores eventos juninos do litoral. Barras promete realizar um grande festiva.

Fonte: Raimundo Gomes, Jornal Meio Norte