TRE-RJ barra candidatura de Garotinho ao governo do Rio de Janeiro

O registro de sua candidatura foi indeferido por unanimidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A candidatura do ex-governador Anthony Garotinho (PRP) foi barrada pelo TRE-RJ nesta quinta-feira (6). O registro de sua candidatura ao governo do Rio foi indeferido por unanimidade por um colegiado do TRE.

Ele ainda pode recorrer da decisão e continuar fazendo campanha enquanto os recursos não são julgados.

"Eu já imaginava o resultado porque as decisões do TRE têm sido políticas. Pelo menos, houve um mal menor: foi rejeitada a proposta do MP de proibir que eu faça campanha enquanto eu recorro ao TSE, o que farei nas próximas horas. A campanha continua firme, forte e vitoriosa", afirmou Garotinho em nota divulgada por sua assessoria de imprensa 

A decisão de indeferir a candidatura foi baseada no fato de Garotinho ter sido com condenado em julho por improbidade administrativa pela 15ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Rio.

Segundo a Justiça, ele desviou R$ 234 milhões da saúde do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2005 e 2006, quando era secretário de governo. A governadora na época era sua mulher, Rosinha Matheus.

A condenação diz que ele cometeu ato doloso de improbidade administrativa com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiro.

Ao comentar a decisão na quarta-feira (5), o candidato negou ter cometido qualquer irregularidade quando era secretário de governo. Ele afirmou que suas ações se limitaram a tentar reduzir a terceirização de serviços na área da saúde e que não houve enriquecimento ilícito dele ou de terceiros.

Garotinho tinha uma segunda condenação em segunda instância, anunciada na última terça-feira (4) pelo TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2 Região). O órgão confirmou uma condenação por formação de quadrilha determinada pela Justiça de primeira instância há oito anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES