Treze mil crianças devem ser vacinadas contra Hepatite A pela FMS em THE

Treze mil crianças devem ser vacinadas contra Hepatite A pela FMS em THE

Vacina deve atender às crianças com idade entre 1 ano e 1 ano e 11 meses | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 13.813 crianças de 1 a 1 ano e 11 meses devem ser vacinadas contra hepatite A em Teresina, pela Fundação Municipal de Saúde, em um período de um ano. A vacinação começou dia 18 deste mês, depois que o Ministério da Saúde incluiu a imunização contra a doença no calendário nacional de vacinação no último mês de julho. Ao todo, 2.170 doses da vacina estão estocadas na Central Municipal de Rede Frio e a quantidade de vacinas é sempre renovada à medida que se torna necessário.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, o estoque é suficiente para atender o público-alvo da capital e há um plano para repor as vacinas em 104 salas de vacinação do município caso a procura em determinada área seja maior. “Nós montamos um plano de reposição de vacinas, quando o estoque de cada sala estiver acabando, os responsáveis irão avisar a Central. Algumas áreas têm maior procura que outras, por conta da quantidade de pessoas nessa região, por isso, até os agentes estão em maior quantidade nesses locais”, revela. O presidente ressalta que a vacina é de fundamental importância para as crianças dessa faixa etária, por estarem mais propensas à contaminação. “O Ministério da Saúde colocou a vacinação da hepatite A no calendário de vacinação, justamente para prevenir a doença nessas crianças que convivem em lugares onde não há um saneamento básico adequando, como no nosso Estado”, completa Lobão.

A transmissão do vírus da hepatite A é feita pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados com fezes provenientes de eliminadores do vírus. Locais sem saneamento básico têm alta prevalência da doença, ao mesmo tempo, a falta de higiene pessoal também propicia a transmissão do vírus. A Fundação Municipal de Saúde alerta que, ao levar a criança para ser imunizada contra a hepatite A é necessário apresentar o cartão de vacinação e a vacina estará disponível durante todo o ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES