“TSE aplica o devido processo legal”, afirma Marcus Vinicius

O advogado escreveu um artigo sobre a decisão do TSE.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marcus Vinicius Furtado Coelho é doutor em Direito Processual pela Universidade de Salamanca e advogado de defesa perante o TSE. Em seu texto no site Migalhas, o advogado afirma que não se pode confundir alargamento de provas com a ampliação da causa de pedir.

Confira:

Todos temos o compromisso com a preservação do Estado de Direito, que pressupõe a observância do devido processo legal. A proibição de ampliação da causa de pedir fática da demanda é imperativo de preservação do direito à ampla defesa. Não pode haver julgamento sobre fatos que não constam na acusação e, portanto, em relação aos quais não houve defesa. Também não é admissível imputação genérica, na qual o fato não é descrito.

O direito brasileiro não admite o ajuizamento de ações "em branco", a ser preenchida no correr de sua tramitação.

Os fatos devem ser apresentados, na petição inicial, de forma específica, para que sejam processados e julgados.

Não se pode confundir alargamento de provas com a ampliação da causa de pedir. Os fundamentos fáticos do pedido não podem ser ampliados. Foi exatamente nessa linha a deliberação do TSE, nos autos da causa contra a chapa presidencial, ao decidir pela instrução ampla da demanda, deixando claro que "a falta de correlação com os fatos ocorridos na inicial" seria realizada em julgamento final "certamente aproveitando-se apenas do que servir a um julgamento a se realizar nos estritos limites do pedido".

Novos fatos não imputados na inicial seria o mesmo que admitir novas ações fora do prazo legal. A regra da estabilidade da demanda deve ser observada para que a mais alta Corte Eleitoral não autorize o desrespeito aos prazos decadenciais de ajuizamento das ações.

Importante lembrar que, embora tenha sido levantada a questão de que a "ação-mãe" consiste em ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) pelo relator, não é possível ignorar que a AIJE é ação de direito material. Para José Jairo Gomes "salta aos olhos a inadequação do uso do termo investigação", porque a Constituição impõe ao processo contencioso eleitoral a preservação do contraditório e da ampla defesa do investigado. Não se trata de procedimento administrativo-inquisitorial.

Logo, o polêmico artigo 23 da Lei Complementar 64/90 não pode servir de mecanismo de afronta aos direitos e garantias assegurados pela Constituição Federal aos jurisdicionados. O ministro Marco Aurélio, na ADI 1.082/DF, destaca que a aplicação da regra deve ser realizada com temperamentos, não podendo se prestar "a tornar o magistrado protagonista da instrução processual".

Admitir depoimentos que não tenham relação com os fatos especificamente imputados na inicial seria realizar julgamento fora do pedido e divorciado da ordem constitucional.

Os fatos novos que podem ser conhecidos em um processo são aqueles secundários, que servem para confirmar fatos essenciais constantes na acusação. O art. 23 da LC 64 torna possível o conhecimento desses fatos secundários, jamais para possibilitar condenação com base em fatos não imputados especificamente na ação.

É impensável em um Estado Democrático de Direito a violação ao devido processo legal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES