TSE deve concluir o julgamento da chapa Dilma-Temer nesta sexta

Previsão é que relator conclua leitura do parecer

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 11h13

O ministro Benjamin diz que os valores doados pela Odebrecht (seja via caixa 1 ou caixa 2) são boa parte do arrecadado pelos diretórios nacionais dessas agremiações.

O ministro Benjamin diz que não vai ler todos os documentos que estão em seu voto:

- O ministro Fux tá muito feliz, porque, pelo menos, eu estou dizendo a ele que não vou ler todos esses documentos. Ele fez um cálculo matemático, que eu não confio muito porque não foi periciado, mas que eu duraria 14 horas para ler.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, interveio pela primeira vez para fazer uma brincadeira com a gravação feita por Joesley Batista, dono da J&F:

- Agora, até fita sem perícia vale.
- Veja que até agora ele estava quieto -- brincou o ministro Benjamin.

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff diz que os presidentes dos partidos aliados não aderiram à sua coligação por terem recebido dinheiro, mas por razões ideológicas. "Isso aqui é uma afirmação que não vale nem para essa coligação nem para outras", afirma o relator, ministro Herman Benjamin.

"Os valores contabilizados são muitos maiores do que aquele citado pelo Marcelo [Odebrecht]", afirma o ministro Benjamin. "E eram contabilizados de forma clandestina."

"Não há como se investigar financiamento ilícito de campanha no Brasil sem investigar a Odebrecht. Mesmo que a Odebrecht não tivesse sido citada nominalmente, nós não teríamos como esquecer a matriarca da manada de elefantes”, afirma Herman Benjamin.

“Entendo plenamente comprovado o abuso do poder econômico por força de conta corrente permanente, que eu chamei de conta propina ou conta caixa 2, mantida pela Odebecht a favor do governo, do partido do governo, cujos valores repercutiram diretamente com a chapa coligação da força do povo”, afirmou Herman Benjamin.

"Reitero que caixa 2 está descrito na petição inicial, Odebrecht está na petição inicial."

O ministro Benjamin relembra das três premissas que norteiam seu voto: a) irrelevância da fonte de financiamento (partidário ou eleitoral): "Os partidos políticos acabam se tornando grandes doadores de seus candidatos, sobretudo na eleição presidencial'; b) a 'fugibilidade' do dinheiro: 'Não é possível separar as moedas jogadas em um cofrinho no momento em que se abre esse cofrinho'; c) distinção entre a causa da propina e o momento de seu pagamento.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, pede que os outros ministros façam poucas intervenções para que o julgamento tenha maior celeridade.

O ministro Benjamin continua a ler e-mails entre Marcelo Odebrecht e interlocutores, em que falam sobre valores doados.

O relator Benjamin dá forte resposta aos ministros que intervieram na leitura de seu voto para pedir a divulgação de seu voto:

"Vossa excelência está querendo se prender ao acessório do acesso. Vamos nos concentrar nos pontos importantes", afirmou o ministro Benjamin.

"Se é para retirar o depoimento de Marcelo Odebrecht, (...) que se diga abertamente"

"Buscar a minúcia das minúcias (...) não é isso que vai fazer alguém mudar de opinião"

Atualizado às 10h02

O ministro Luix Fux toma a palavra.

O relator Herman Benjamin explica que não compartilhou seu voto com os outros ministros porque:

a) iria explicá-lo ponto a ponto;

b) o TSE não tem a figura do revisor;

c) o que seu voto tem de novidade é a lógica do raciocínio.

"Os dados todos estão disponibilizados em tempo real para os ministros, inclusive dados secretos cobertos por sigilo fiscal e bancário, para todos os ministros", concluiu.

O ministro Admar Gonzaga questiona o relator Herman Benjamin por não ter compartilhado seu voto.

"Eu não me lembro das siglas todas, mal dos nomes. Mas está nos votos”, afirma o relator da ação, ministro Benjamin. "O intuito aqui não é identificar 'MGF', é simplesmente mostrar a densa correspondência entre o setor de contribuição clandestina e Marcelo Odebrecht e a vinculação direta com as campanhas de 2014."

O ministro Benjamin cita e-mails trocados entre Marcelo Odebrecht e o "italiano".

O ministro Benjamin diz que nenhum dos ilícitos analisados por ele e atribuídos à chapa Dilma-Temer se relacionam com a Odebrecht

"No Brasil há uma separação formal entre contas partidárias e contas eleitorais. Mas é uma separação apenas formal, porque os partidos politicos acabam por se transformar em grandes doadores das campanhas de seus candidatos", afirma Herman Benjamin

O ministro Herman Benjamin, relator do caso, toma a palavra para prosseguir com a leitura de seu voto.

Atualizado às 09h27

TSE reabre a sessão do julgamento da chapa Dilma-Temer

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve concluir nesta sexta-feira (9) o julgamento da ação apresentada pelo PSDB que pede a cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014. A expectativa é que, durante a sessão, o relator do processo, Herman Benjamin, conclua a leitura do parecer dele sobre a ação e os demais ministros da Corte votem sobre condenar ou absolver a chapa. Segundo o vice-presidente do TSE, Luiz Fux, cada um dos seis ministros terá 20 minutos.

Nesta quinta (8), ao iniciar a leitura do voto, Herman Benjamin disse que houve abuso de poder político e econômico na campanha de 2014. Ele também disse que, para cassar mandato, não é necessário o recebimento de propina, basta ter havido caixa 2 (doações e gastos de campanha não declarados à Justiça).

Após o relator concluir a leitura do parecer, votarão, nesta sequência:

    Napoleão Nunes Maia Filho;

    Admar Gonzaga;

    Tarcísio Neto;

    Luiz Fux;

    Rosa Weber;

    Gilmar Mendes.

Se um desses ministros entender que precisa de mais tempo para analisar o processo, pode apresentar o pedido de vista. Se isso acontecer, não há prazo para a ação ser devolvida para análise do plenário do TSE.

Odebrecht

Após o julgamento da chapa Dilma-Temer ser retomado pelo TSE, os advogados de defesa pediram ao tribunal que não considere as provas e depoimentos de ex-executivos da Odebrecht.

Embora o relator, Herman Benjamin, tenha defendido a manutenção das provas, alguns ministros já indicaram que aceitarão a retirada.

O que dizem os envolvidos

Relembre abaixo o que argumentaram as partes envolvidas no julgamento:

>>> MINISTÉRIO PÚBLICO

O vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, afirmou que a campanha eleitoral que elegeu Dilma e Temer em 2014 tinha como pano de fundo um "fabuloso esquema de apropriação de empresas públicas". Dino se manifestou pela cassação do mandato de Temer e pela inegibilidade de Dilma por 8 anos.

>>> DEFESA DE TEMER

O advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho, que representa Michel Temer na ação, reforçou na tribuna do TSE o pedido para retirar do processo as provas entregues por ex-executivos da Odebrecht no acordo de delação premiada.

>>> DEFESA DE DILMA

O advogado de Dilma, Flávio Caetano, afirmou que um "inconformismo" com a derrota levou o PSDB a apresentar a ação que questionou a eleição presidencial de 2014. Na tribuna do TSE, o advogado argumentou que a primeira demonstração disso foi o pedido para auditar as urnas eletrônicas usadas no pleito, que não levou à comprovação de fraudes na votação.

>>> PSDB

O advogado do PSDB, partido que pediu a cassação da chapa Dilma-Temer, Eduardo Alckmin, defendeu a manutenção das provas entregues por ex-executivos da Odebrecht no processo que investiga a campanha de 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES