Turista francês sofre acidente na Chapada Diamantina e é internado

Segundo o sargento Merá, do Corpo de Bombeiros, o turista foi encaminhado para Salvador em um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar

Um turista francês, de 36 anos, está internado no Hospital Geral do Estado, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (26), após sofrer um acidente na região da Chapada Diamantina, no domingo (25). Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Lençóis, o turista foi atendido primeiramente por uma equipe de terra do Corpo de Bombeiros da cidade, que foi o primeiro grupo a chegar ao local.

Segundo o sargento Merá, do Corpo de Bombeiros, o turista foi encaminhado para Salvador através de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). O Corpo de Bombeiros não sabe informar que tipo de acidente a vítima sofreu.

As primeiras informações confirmam que o turista fazia uma trilha em companhia de uma amiga, também francesa, na Cachoeira da Fumaça, uma localidade de mata fechada na região e bastante procurada por turistas. Não há informação se a dupla fazia a trilha acompanhada de algum guia de turismo cadastrado.

"Ele estava acompanhado da amiga ao sofrer o acidente, mas quando foi atendido, ele estava consciente. Uma equipe do Corpo de Bombeiros fez o resgate através de rapel, porque o helicóptero não tinha como descer até o ponto onde eles estavam, já que a mata é bem fechada na região. Logo depois ele foi levado até o aeroporto, onde um médico fez o primeiro diagnóstico e logo depois ele foi encaminhado para Salvador", informou o sargento.

Ainda segundo Merá, a amiga da vítima acompanhou todo o resgate e encontra-se com ele na unidade hospitalar na capital baiana. De acordo com Camilee Burghg, amiga do turista, Bochê caiu de uma altura de 12 metros e ficou 6h esperando o resgate. "Nunca vivi isso de ficar na montanha esperando helicóptero chegar do céu. Foi muita aventura", disse a Francesa. A turista falou ainda que não viu que a região tinha buracos e que a iluminação natural no horário em que o acidente ocorreu "deixa lugares escondidos".

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que administra o hospital, informou que o ferido está com um hematoma na cabeça, proveniente de uma queda e passa por avaliação de um neurologista. Por volta das 11h50, ele passava por uma procedimento de sutura.

O site entrou em contato com a Embaixada da França em Brasília e Recife, mas não conseguiu contato.

Por meio das secretarias do Turismo, Saúde e Relações Internacionais, o governo da Bahia encaminhou nota à imprensa e informou que "prestará assistência ao turista francês, Sebastian Bochê, que sofreu um acidente na Chapada Diamantina". Ainda de acordo com a nota, o chefe de Gabinete da Secretaria do Turismo, João Carlos Oliveira, "já entrou em contato com representantes da Sesab e Serinter para viabilizar a comunicação com o Consulado da França. Além disso, Oliveira determinou que dois funcionários da Setur fossem até o HGE para prestar assistência ao turista", completou.



Fonte: G1