UBS da z.Norte será entregue hoje e investimento foi de R$ 768 mil

A unidade vai atender uma média de 12 mil teresinenses

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina entrega hoje (06) às 18h uma nova UBS que vai beneficiar a população dos bairros Parque Brasil I, Parque Brasil II e Residencial Francisca Trindade, na zona Norte. É a UBS Dr. Antônio Noronha de Pessoa Filho, que vai atender uma média de 12 mil teresinenses.

A nova unidade tem 526,53m² de área construída e teve um custo de R$ 761.467,70. Ela vem para abrigar as três equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da região, que antes atuavam dentro do hospital municipal Mariano Castelo Branco. Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde, responsáveis pelo elo entre a saúde pública e a comunidade.

Além do atendimento de saúde da família, a UBS vai disponibilizar serviços como consultas, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes, curativo, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo (câncer de colo de útero), grupo de educação em saúde, vacinação, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

O prédio conta com ambientes como seis consultórios, sendo dois médicos, dois odontológicos e dois de enfermagem, sala de marcação de consultas, de vacina, de curativos, de inalação, farmácia, espaços para atividades coletivas, playground, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes.

A UBS recebe o nome do médico Antônio de Noronha Pessoa Filho. Foi o primeiro mestre em Pediatria no Piauí e professor da disciplina na UFPI. Cineasta, ocupou os cargos de Secretário de Cultura do Estado do Piauí, Secretário de Educação do Estado do Piauí e prefeito do município de Monsenhor Gil. Foi conhecido em Teresina não só pelo seu trabalho em Pediatria e atendimento ao adolescente, mas também por ser vanguardista, um homem além do seu tempo, condição esta que o fez um médico de almas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES