UE aprova isenção recíproca de vistos de até três meses com Brasil

Os ministros europeus do Interior, reunidos em Luxemburgo, deram a aprovação definitiva ao acordo, que já havia sido alcançado com o governo brasileir

Os brasileiros não vão precisar de visto para permanecer por até três meses no território dos 27 países da União Europeia (UE) e vice-versa, anunciou nesta quinta-feira a presidência belga do bloco.

Os ministros europeus do Interior, reunidos em Luxemburgo, deram a aprovação definitiva ao acordo, que já havia sido alcançado com o governo brasileiro.

Até agora, o governo do Brasil já havia concluído acordos de isenção recíproca de vistos de até três meses com 23 dos 27 países da UE. Estavam de fora apenas Malta, Chipre, Estônia e Letônia, que nesta quinta-feira se uniram à medida.

O regime de isenção será válido para estadias turísticas e profissionais de curta duração, de até três meses durante um período de seis. Entrará em vigor em fevereiro de 2011, em coincidência com o carnaval no Brasil.

Segundo a UE, a medida afeta entre 90 e 95% dos viajantes europeus para o Brasil que permanecem no país durante períodos inferiores a três meses.

Fonte: UOL