Resultado da Uespi sai amanhã

Resultado será divulgado nesta quarta-feira (6), às 10h

 O Núcleo de Concurso e Promoção de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) divulgará, nesta quarta-feira (6), às 10h, o resultado final do Vestibular Uespi 2010. Ao todo, 35.029 candidatos se inscreveram no Certame que, para este ano, teve 8.035 vagas distribuídas por 28 cursos da seguinte forma: 2.790 vagas para os cursos convencionais na modalidade presencial; 520 vagas no programa de ensino a distância - 250 vagas destas destinadas ao curso de Administração Pública, que terá 60% de suas vagas destinadas aos servidores públicos efetivos -; 1.728 vagas dentro do programa emergencial de educação básica - na forma de ensino a distância e presencial especial -; 2.997 vagas para cursos de licenciatura dentro do programa de formação de professores do Ministério da Educação, por meio da Plataforma Paulo Freire.

Para divulgar o resultado, serão colocados estandes em frente ao Palácio do Pirajá, sede da Reitoria da Uespi, para atender à imprensa. Os pontos de divulgação do material serão divididos por meio de comunicação. Pelo imediatismo na transmissão, apenas as rádios terão o material impresso.

Já para a comunidade presente, que sempre acompanha a divulgação do resultado, a lista completa será exposta no mural interno da Reitoria. Os demais meios de comunicação, receberão o material em mídia, assim como as escolas devidamente cadastradas. O Nucepe irá divulgar o primeiro colocado de cada um dos cursos ofertados. As aulas começarão no dia 15 de março de 2010 para os cursos na modalidade presencial e na modalidade a distância.

Dos 35.029 candidatos, 17.306 fizeram as provas na capital e 17.726 no interior. As avaliações foram aplicadas em 16 municípios, incluindo Teresina, totalizando 80 centros de aplicação de provas, sendo 28 na capital e 52 no interior. O maior centro de aplicação de provas em Teresina foi a Universidade Federal do Piauí (UFPI) com 3.700 candidatos; seguido pelo Campus Poeta Torquato Neto, com 2.010 vestibulandos.

O Nucepe informou, também, que dos 35.029 candidatos, 10.992 declararam-se oriundos de escola particular, enquanto 24.037 disseram ser de escolas públicas. ?Esse dado vem provar que a Uespi é a instituição mais procurada por estudantes de escolas públicas?, afirmou o presidente do Nucepe, Francisco Felipe da Silva Filho. Segundo esses números, 68,60% dos estudantes vêm de escolas públicas, enquanto 31,40% dos vestibulandos são originários das escolas privadas.

O curso de Medicina foi o mais disputado com 2.078 candidatos inscritos para as 50 vagas, o que representou uma concorrência de 41,55 candidatos por vaga. Em segundo lugar, aparece o curso de Enfermagem com 32,80 inscritos concorrendo a uma das 25 vagas em oferta. O curso de Fisioterapia desponta na terceira posição com 31,24 concorrentes para cada uma de suas 25 vagas abertas.

O Nucepe antecipa em 2 dias o resultado, já que o edital coloca que o tempo máximo para divulgação seria até o dia 8 de janeiro. A matrícula institucional dos aprovados para os cursos na modalidade presencial convencional e educação a distância (EAD) ocorrerá no período de 22 a 26 de fevereiro. Já para os aprovados na modalidade presencial especial será de 13 a 15 de janeiro.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br