Uespi oferta mais de 180 bolsas de iniciação científica

As inscrições vão até o dia 29 de abril e valem para todos os campi

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prop) está com inscrições abertas para o Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 2016-2017. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (29). Serão concedidas 185 bolsas para alunos e professores de todos os campi do Estado.

O Programa tem como objetivo geral o apoio às atividades de pesquisa científica realizadas por docentes, discentes e técnicos da Universidade. A estrutura básica tem como referência o Pibic do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uespi, Geraldo Luz, a participação do aluno no Pibic é fundamental na garantia da Pesquisa, e consequentemente do Ensino e da Extensão na universidade, além de contribuir na formação profissional e acadêmica do alunado. “O programa de iniciação científica é importante para inserir o aluno universitário no mundo da ciência. Através do programa os estudantes adquirem noções de redação científica, elaboração de projetos e mensuração de resultados”, explicou.

As inscrições para o Pibic 2016-2017 são feitas exclusivamente através do site da instituição (www.uespi.br/sigprop). No ato da inscrição são solicitados os dados cadastrais do orientador, a área de conhecimento da Capes onde o pesquisador deseja que o seu projeto de pesquisa seja avaliado, o currículo Lattes, o cadastro do projeto de pesquisa, dentre outros dados publicados no edital.

Os benefícios do Programa de Iniciação Científica também contemplam o corpo docente. “Os professores que trabalham junto ao Pibic ganham experiência na escrita de projetos para editais e acumulam prática na orientação de trabalhos acadêmicos. Além disso, a participação em programas conta pontos para  o ingresso em mestrados, por exemplo”, informou o pró-reitor.

A bolsa terá um período de vigência de doze meses, iniciando em 1º de agosto de 2016 e finalizado em 31 de julho de 2017. A análise das propostas inscritas será feita pelo Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Uespi (Cipit/Uespi).

Fonte: Com informações do Portal do Governo