UESPI torna-se uma das únicas Universidades brasileiras a oferecer o intercâmbio Erasmus Mundus

Estão abertas até 06 de março as inscrições para intercâmbio em Universidades da Europa. Podem inscrever-se alunos, professores, servidores e ex-alunos da Universidade Estadual do Piauí.

Estão abertas até 06 de março as inscrições para intercâmbio em Universidades da Europa. Podem inscrever-se alunos, professores, servidores e ex-alunos da Universidade Estadual do Piauí. A UESPI é a única instituição brasileira, além da UNESP, de São Paulo, a oferecer o intercâmbio pelo programa Erasmus Mundus. No site http://www.euroinka.eu, que possui versão em português, é possível conhecer as áreas do conhecimento contempladas, instituições disponíveis e documentação necessária para a inscrição, bem como efetivar a própria inscrição.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Letras/Inglês da UESPI, Prof. Dra. Socorro Baptista, alerta para a documentação a ser enviada. Ela diz que esse é o principal erro cometido pelos candidatos, que se esquecem de anexar os documentos requeridos. “Se a Universidade pede um teste de proficiência no idioma, a pessoa tem que providenciar. Assim como passaporte e o que mais for necessário”, orienta.

Para saber o que é necessário para realizar a inscrição, basta acessar o site, buscar os cursos clicando em Courses, escolher a modalidade, que pode ser graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e formação para professores ou servidores. Em seguida, será exibida uma tabela com as áreas do conhecimento e instituições que oferecem os cursos.

“É uma oportunidade única para os estudantes da UESPI que têm vontade de estudar em outros países, complementar a graduação ou buscar uma pós-graduação em uma instituição internacional. Sem dúvida será uma experiência incrível para os selecionados”, diz a coordenadora.

O custeio com passagens, hospedagem e ainda uma ajuda de custo para os intercambistas é garantido pelo programa. Para mais informações ou detalhes, além do site do programa, o interessado pode procurar a coordenação de Inglês no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

A adesão ao Euroinka é uma ação da Diretoria de Relações Internacionais. Segundo a diretora Profa. Nadja Caetano, a DRI procura estabelecer parcerias com os diversos setores da UESPI objetivando fortalecer e divulgar a Internacionalização como um passo necessário para a consolidação da Instituição Universitária. Portanto mais parcerias estão em andamento.

Fonte: Uespi