UFPI Realizará Inventário da Oferta Turística no Pólo Costa do Delta-PI

O Inventário da Oferta Turística compreende o processo de levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos

A Universidade Federal do Piauí, através do curso de Turismo, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Piauí e de outras instituições, realizará o Inventário da Oferta Turística dos municípios intregrantes da região turística Pólo Costa do Delta - PI (Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti dos Lopes).

O Inventário da Oferta Turística compreende o processo de levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos, como também da infra-estrutura de apoio ao turismo. Este processo contribuirá para o levantamento de dados e informações capazes de propocionar um dimensionamento quantitativo e qualitativo do turismo nos referidos municípios, constituindo-se assim em ferramenta estratégica para o planejamento e gestão do turismo regional.

Segundo o Prof. MSc. Rodrigo de Sousa Melo, do Curso de Turismo da UFPI: "Com a realização do inventário turístico, a UFPI contribuirá com a Secretaria de Turismo do Estado do Piauí e demais parceiros, na elaboração e análise de um conjunto de dados e informações capazes de diagnosticar a situação atual de desenvolvimento turístico das localidades investigadas. Tal fato, além de possibilitar projeção para a instituição, constitui-se numa experiência profissional significativa para os docentes e discentes envolvidos, e principalmente, estabelece uma ação interinstitucional necessária para a geração de conhecimentos sobre o funcionamento do sistema turístico na região turística Pólo Costa do Delta - PI".

Nesta quinta-feira, dia 02 de setembro, acontecerá uma reunião na UFPI (Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba - PI), com os parceiros da iniciativa, para definir a estrutura de trabalho e os apoios institucionais. Já na sexta-feira, dia 03 de setembro, ocorrerá uma capacitação com 70 (setenta) alunos do curso de turismo da UFPI para o processo de inserção dos dados no Sistema de Informações Computacional do Ministério do Turismo.

Após a coleta dos dados e inserção no sistema computacional pela UFPI, os dados serão validados pelas Prefeituras Municipais, Secretaria de Turismo do Estado do Piauí e Ministério do Turismo. Com a validação, os dados e informações sobre os municípios integrantes da região turística Pólo Costa do Delta - PI, ficarão a disposição dos órgãos públicos, empresas privadas, entidades do terceiro setor, comunidade geral e visitantes.

Fonte: UFPI