União decreta emergência por conta de falta de chuvas

Decreto foi assinado na manhã desta terça-feira

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito José Barros decretou na manhã desta terça-feira, 16 ,estado de emergência no município de União. O motivo é a falta de chuvas na região que já provocou perdas de 80 a 100% na maioria das culturas cultivadas pelos agricultores do município.

O município de União tem como previsão anual de chuvas cerca de 1.300 mm durante cinco meses, ou seja, uma média de 260 mm/mês. Em janeiro de 2009 foram registrados nos meses de janeiro, fevereiro e março cerca de 1.254 mm de chuva. No mesmo período em 2010 foi registrado apenas 146,2 mm de chuva até o dia 12 de março.

Com a quantidade de chuvas bem abaixo do esperado o município já registrou perdas de até 100% em algumas lavouras. ?Na cultura do milho temos uma perda média de 89,5%, sendo que em algumas regiões como na comunidade do Centro dos Félix e na Cabeceira da Várzea, a perda chega a 100%?, explica o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Mariano de Sousa.

Também foram registradas perdas nas culturas de feijão, com uma perda média de 83,5%, chegando a 100% nas comunidades Cabeceira da Várzea, Vale Verde e São Gonçalo, e na cultura do milho atingiu uma perda média de 89,0%, chegando a 100% nas comunidades Cabeceira da Várzea, Vale Verde, São Gonçalo, Côcos, Bela Fonte e Solidão.

Segundo o prefeito José Barros o relatório da Secretaria apontou uma situação crítica e por conta disso foi decretado o estado de emergência no município. ?Este ano a quantidade de chuvas vem se mostrando bem inferior ao esperado, acarretou na perda da lavoura dos agricultores que já haviam realizado plantio?disse.

O Prefeito acrescenta que a agricultura familiar é uma das principais atividades do município, por isso a situação é considerada crítica.Nos próximos toda a equipe vai discutir o problema com a defesa civil do município, do estado e demais autoridades competentes para encontrarem juntos uma forma de auxiliar os produtores da região



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES