Ursa que saiu do PI toma banho de piscina para aliviar calor em SP

Rowena tem banhos de piscina diários intercalados com alimentação especial para enfrentar calor do verão. Ela vive em um santuário de animais em Joanópolis (SP) após uma campanha que transferiu o animal de Teresina (PI) por causa das altas temperaturas.

Ursa Rowena tem na dieta alimentação de frutas em santuário em Joanópolis | Reprodução/ Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para enfrentar o verão com temperaturas acima de 30 °C, a ursa Rowena – que foi transferida de um zoológico no Piauí para um santuário de animais em setembro – tem banhos de piscina diários intercalados com alimentação especial em Joanópolis (SP). 

Embora as temperaturas na nova casa sejam amenas em comparação com o calor que chegava até 40 °C em Teresina, o animal é da espécie parda, natural de países frios da América do Norte. No santuário, Rowena tem uma estrutura adaptada para não sofrer com os dias mais quentes.

"Quem viu o momento da chegada dela aqui e vê agora, houve uma diferença gritante. A piscina é de água da mina, natural, bem geladinha. Todos os dias ela passa pela piscina e fica um pouquinho antes de ir dormir", disse o diretor do santuário, Marcos Pompeu. A ursa vem apresentando comportamento dócil durante o período de adaptação no local.

“Pensamos tudo para ela quando construímos o recinto. Fica em um ponto bem alto e tem uma condição térmica agradável porque é bem ventilado. Está em uma posição bem estratégica. Além disso, temos as grutas e piso de areia”, explica.

A ursa, que chegou a ganhar o apelido de ‘ursa mais triste do mundo’ durante a campanha para transferência do animal por causa do calor e condições que enfrentava no antigo endereço, também recebe alimentação pensada especialmente para ela.

“Ela come frutas com bastante diversidade e com bastante líquido, como melancia, melão e laranja”, explicou Pompeu. No local ela ainda tem uma caverna e uma piscina, além de uma cama com feno.

Diretor de santuário de animais dá suco para ursa Rowena — Foto: Silas Basílio/ TV Vanguarda



Diretor de santuário de animais dá suco para ursa Rowena — Foto: Silas Basílio/ TV Vanguarda




Histórico

O animal viveu 25 anos no circo e há sete anos foi resgatada com mais três ursos, que viveram no zoológico no Piauí até morrer. Ela foi apreendida em Caxias, no Maranhão, e doada ao parque de Teresina pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Durante o período em que viveu no circo, a ursa foi acostumada a se alimentar de ração de cachorro. A transferência foi feita porque a temperatura média de 40°C em Teresina não era a adequada para o animal.

Ela foi transportada até São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e levada em uma cabine climatizada especial até Joanópolis, no interior paulista.

Assim que chegou, veterinários constataram que a ursa tinha uma infestação de verminose grande, além de dificuldades de visão e de locomoção naturais para a idade do animal, que é considerado idoso.

Ursa descansa em santuário de animais em Joanópolis — Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES