Usuários de ônibus sofrem sem proteção contra o sol em paradas

População necessita, diariamente, de transporte urbano

Além da estrutura dos ônibus nada favorável às altas temperaturas comuns na cidade, a população ainda sofre com as péssimas condições dos pontos de ônibus, situação agravada durante o B-R-O-Bró, que iniciou este mês.

As condições precárias dos pontos de ônibus não são nenhuma novidade aos usuários de transporte coletivo. Passando pelas ruas da cidade, não muito raro é possível ver pontos de ônibus indicados apenas por um poste ou por uma barra de madeira com uma placa de sinalização anexada. Já as que apresentam estrutura não protegem adequadamente, o que acaba expondo os usuários a chuva ou sol.

Apesar das regiões periféricas terem pontos de ônibus em situações mais precárias, os do centro da cidade também são alvo de muitas reclamações.

Como, por exemplo, o ponto de ônibus localizado em frente a um supermercado, próximo ao cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Coelho de Resende.

Segundo a passageira Ana Cláudia Sousa, que é diabética, no início do mês passou mal neste ponto de ônibus devido ao calor. "Eu quase que morro nessa parada.

Image title

Estava com dor de cabeça e meus pés já estavam queimando. Alguns passageiros chegam a subir em cima do banco, para fugir do sol. Ainda peguei um ônibus que não era meu, só para sair dali", revela.

A pensionista Maria Helena, que também estava no ponto de ônibus da Frei Serafim, relata que tem preferido se deslocar em busca de outros pontos de ônibus para fugir do calor.

"Estamos desprotegidos sempre, seja no inverno ou verão. A nossa situação só piora durante o B-R-O-Bró, ainda mais no turno da tarde. Quando tenho que vir para o centro, muitas vezes, prefiro andar mais para procurar outras paradas e não enfrentar essa situação", destaca.

Questionada sobre os projetos de estruturação dos pontos de ônibus em Teresina, a Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), informou, através de nota, que há um projeto que pretende construir abrigos em pontos de ônibus com estrutura climatizada, no entanto, está em processo de licitação na Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).

Image title


Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele