Vacina contra gripe é estendida ao público em geral

A partir de segunda-feira a vacina estará disponível para todos

O Piauí atingiu um percentual de 77,50% do público prioritário na campanha de vacinação contra a gripe, o que corresponde a 497.442 pessoas. A campanha foi concluída na última sexta-feira (19), mas terá prosseguimento nesta semana até o estado atingir a meta de imunizar 80% desse público.

“Ainda essa semana a vacina continuará disponível nos postos de saúde para o público prioritário, já que estamos próximos de atingir a meta dos 80%. Já a partir do dia 29, a vacinação será aberta para o público em geral”, comentou Jurema Chaves, coordenadora Estadual de Imunização.

A população deve procurar uma unidade de saúde do seu município para ser vacinada e ficar imune contra a doença. Para isso, é importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

A vacinação é destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

A vacina oferece proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários. 


Fonte: Ccom