Vacina contra HPV está disponível nas unidades de saúde de Teresina

A dose pode ser encontrada nos postos de saúde.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina chama atenção aos pais e responsáveis de meninas de 9 a 13 anos que precisam receber a dose de vacina contra o HPV. Desde ontem, 3 de abril, a campanha nacional de mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, está valendo e segue até 15 de abril. A dose, entretanto, pode ser encontrada nos postos de saúde durante todo o ano.

“A vacina já faz parte do calendário de vacinação das meninas. Os pais e responsáveis precisam estar atentos se elas precisam da primeira, segunda ou terceira dose da vacina, que protege contra o Papiloma vírus humano que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus”, diz a médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Ela enfatiza ainda que a vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta do Ministério da Saúde deste ano é vacinar pelo menos 80% das meninas de 9 anos de idade, público-alvo da campanha, formado por um total de 1,7 milhão de garotas em todo o país. A imunização é feita em duas doses injetáveis – a primeira, de preferência, no mês de abril e a segunda, seis meses após a primeira.

A orientação do Ministério da Saúde é que meninas de 10 a 13 anos que ainda não receberam a dose ou que não completaram o esquema vacinal também sejam imunizadas durante a campanha de mobilização. A proteção só é conferida se todas as doses forem aplicadas.

Fonte: Com informações da Assessoria