Vacina da gripe continua disponível até dia 19 em Teresina

A vacina contra gripe protege contra os tipos mais comuns da doença

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), seguindo cronograma da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), continuará fornecendo a vacina contra a influenza (gripe) em Teresina até o dia 19 de junho. A FMS esclarece que 10, das 104 salas de vacina da capital, estão em reforma, portanto, a população precisará se dirigir a outras unidades para se imunizar.

Todas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde devem se vacinar.

“Queremos tranquilizar as pessoas que têm parente acamado e que não receberam a dose da vacina ainda que todos os acamados serão vacinados, mesmo depois do dia 19 de junho”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Quem desejar agendar a vacina a um acamado ou tirar alguma dúvida sobre postos de vacinação basta ligar para a Regional de Saúde da região em que mora. Os números são: Regional de Saúde Leste/Sudeste (86 3215-7902), Regional de Saúde Sul (86 3229-3193) e Regional de Saúde Centro/Norte (86 3215-7739). 

A vacina contra gripe protege contra os tipos mais comuns da doença, causados pelos vírus H1N1, H3N2 e B e a ausência da imunidade pode levar à morte. Ela é totalmente segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. As únicas contraindicações são para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

 

LOCAIS ONDE SALAS DE VACINA ESTÃO EM REFORMA:

Regional de Saúde Centro/Norte:

H.S. Carlos Borromeu

 

Regional de Saúde Leste/Sudeste:

UBS Planalto Ininga – população deve ir até a UBS Dr. Félix Francisco;

UBS Vila Bandeirante – população deve ir até a UBS Taquari;

UBS Novo Horizonte – população deve ir até a UBS Padre Mario Rocchi;

UBS Renascença – população deve ir até a UBS Dr. Carlos Alberto;

UBS Usina Santana – população deve ir até a UBS Todos os Santos

 

Regional de Saúde Sul:

Centro de Saúde Dr. Francilio Ribeiro de Almeida (Angelim) – população de ir até a UBS Betinho;

Centro de Saúde São Camilo (Lourival Parente) – população deve ir até a UBS do Saci;

Centro de Saúde Dr. Francisco Soares Filho (São Pedro) – população deve ir até a UBS da Vermelha;

C.S. Três Andares – população deve ir até a UBS Nossa Senhora da Paz

 

Fonte: Assessoria