Veículos do país terão placas trocadas para o padrão Mercosul

O padrão será obrigatório em todos os veículos a partir de 2023

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) divulgou na quinta-feira (8), através do Diário Oficial da União o novo formato do emplacamento dos veículos brasileiros no padão Mercosul que começará a ser implementada a partir do dia 1º de setembro de 2018 nos novos registros e transferências de domicílio, o padrão será obrigatório em todos os veículos a partir de 31 de dezembro de 2023.

As placas terão o fundo branco com a margem superior azul, exibindo o logotipo do Mercosul, a bandeira e o nome do país, além da bandeira do estado e do município onde o veículo foi registrado. Um chip do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ajudará na identificação e servirá como um selo fiscal federal. Outra diferença é que as chapas terão chip eletrônico e código de barra bidimensional (QR Code) contendo as informações do veículo,que poderão ser acessadas pela polícia Federal, Rodoviária Federal e estaduais e a Receita Federal.

Serão estampadas em alto relevo sete caracteres alfanúmericos sendo eles quatro letras e três números com combinação aleatória, o último caractere obrigatoriamente numeral e com distribuição equânime.

O credenciamento das empresas autorizadas para fabricação do novo modelo de placa será emitido pelo Denatran com o objetivo de padronizar o valor nacionalmente. Segundo o órgão público, a expectativa é que o curto de fabricação seja menor que o atual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES