Veja como será programação da Semana Santa na capital

As paróquias da Arquidiocese da capital realizarão, em suas comunidades, todas as celebrações referentes ao período Santo

A Arquidiocese de Teresina já está com a programação fechada para a Semana Santa. E quem não abre mão de celebrar essas datas na Igreja Católica deve ficar atento aos horários de missas e procissões. As paróquias da Arquidiocese da capital realizarão, em suas comunidades, todas as celebrações referentes ao período Santo.

Todas as paróquias de Teresina já vivem os atos litúrgicos da Semana Santa. Durante o período, dois momentos serão realizados em comum para todas as comunidades, na Catedral Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva.

São eles: a Missa e Bênção dos Santos Óleos a serem usados no Batismo, na Crisma e na Unção dos Enfermos, presidida por Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina. Ela acontecerá no dia 14 de abril. Já na Sexta-feira Santa (18) será a Procissão do Senhor Morto.

Para saber a programação das paróquias dos bairros, os teresinenses poderão ligar para aquela de seu interesse e se informar. Os contatos podem ser adquiridos no site da Arquidiocese de Teresina: www.arquidiocesedeteresina.org.br.

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o Domingo de Ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a Páscoa judaica.

Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach.

A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o Domingo de Páscoa, o dia em que ele ressuscitou.

Fonte: Pollyana Carvalho