Venezuela anuncia fechamento total da fronteira com a Colômbia

Maduro na quinta-feira ordenou o fechamento da fronteira com o Brasil.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Nicolás Maduro anunciou no final da noite desta sexta-feira o fechamento total da fronteira da Venezuela com a Colômbia, de onde o líder opositor Juan Guaidó havia anunciado que começaria a enviar para o território venezuelano a ajuda em alimentos e suprimentos médicos doada nos últimos dias pelo governo dos Estados Unidos.

Maduro, que na quinta-feira ordenou o fechamento da fronteira com o Brasil, já havia bloqueado no inicio do mês a Tienditas, uma das quatro pontes que ligam a Venezuela à região da cidade colombiana de Cúcuta, onde está armazenada a ajuda. Agora, por meio de uma rede social, a vice-presidente Delcy Rodríguez informou que as outras três pontes, chamadas Simón Bolívar, Santander e Unión, serão fechadas.

Crédito: Marcelo Garcia

O anúncio foi feito três horas depois do show realizado em Cúcuta para recolher doações para os venezuelanos, que enfrentam escassez de alimentos e remédios. Guaidó, que em 23 de janeiro se proclamou presidente interino da Venezuela e foi reconhecido como tal por 50 países, participou do show, ao lado dos presidentes da Colômbia, Iván Duque, do Chile, Sebastián Piñera, e do Paraguai, Mario Abdo. O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, também esteve em Cúcuta para prestar apoio ao opositor, que preside a Assembleia Nacional venezuelana, de maioria oposicionista. Com o fechamento da fronteira, aumenta o risco de choques entre os voluntários arregimentados pela oposição para transportar a ajuda e as forças militares venezuelanas.

Ao anunciar o fechamento da fronteira, Rodríguez disse que a decisão havia sido tomada "devido às sérias ameaças feitas pelo governo da Colômbia à paz e a soberania da Venezuela".

No caso da fronteira brasileira, em Roraima, o fechamento ocorreu na noite de quinta-feira. Com isso, ficou suspenso o tráfego de veículos entre Santa Elena, na Venezuela, e a cidade brasileira de Pacaraima. Duzentas toneladas de ajuda doadas pelos governos brasileiro e americano estão armazenadas desde esta sexta em Boa Vista, mas dependem da chegada de caminhoneiros venezuelanos para transportá-la.

Crédito: Edinson Estupinan



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES