Vila Bandeirante recebe reforma de Unidade de Saúde

“A nossa intenção é melhorar cada vez mais o atendimento"

A Unidade Básica de Saúde do bairro passou por reforma e ampliação e será entregue à comunidade nesta segunda-feira (31)Amanhã (31), a comunidade do Vila Bandeirante, zona Leste de Teresina, será presenteada com a entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro. A solenidade de inauguração da reforma acontece às 8h30 e contará com a presença do prefeito Firmino Filho e do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes. A UBS é a sexta entregue no mês de aniversário de Teresina.

Para a reforma da Unidade de Saúde foi feito um investimento da ordem de R$ 235.454,94. A UBS recebeu melhorias nos ambientes, que foram padronizados na forma de organização, adequada à área para atendimento coletivo, teve o número de consultórios odontológicos e médicos ampliados, entre outras benfeitorias.

Toda a estrutura da Unidade foi adaptada para garantir acessibilidade, seguindo o padrão do Ministério da Saúde.

“A nossa intenção é melhorar cada vez mais o atendimento à população e manter o padrão de qualidade na atenção básica de saúde.

A Prefeitura de Teresina vem fortalecendo a infraestrutura da atenção básica com novas edificações. Além do Vila Bandeirante, entregamos este mês para os teresinenses as Unidades de Saúde do Angelim, Lourival Parente, São Pedro reformadas e ampliadas, além de duas novas Unidades de Saúde, uma no Vale do Gavião e outra no Jacinta Andrade. Nossa intenção é ampliar cada vez mais o acesso à atenção básica no nosso município”, destaca o presidente da FMS, Luciano Nunes.

A UBS teve dois consultórios odontológicos reformados e outro construído; um escovódromo construído; uma sala de procedimentos ampliada; uma sala de vacina; cinco consultórios médicos reformados e um construído; uma farmácia reformada; o SAME (marcação de consultas) foi ampliado; a sala de esterilização foi reformada; a sala de expurgo foi construída.

Dois banheiros foram construídos e adaptados para portadores de necessidades especiais e dois banheiros de uso geral foram reformados, sem falar da sala de aerossol que foi ampliada; da sala de coleta reformada, entre outras benfeitorias.

A UBS tem quatro equipes Estratégia Saúde da Família – duas pela manhã e duas à tarde, para atender 3.844 famílias, um total de 14.530 pessoas. A Unidade assiste às comunidades dos bairros Vila Bandeirante I e II, Morros, Vila Firmino Filho, Porto do Centro e Vila Maria.

A porta de entrada dos serviços de saúde são as Unidades Básicas, que oferecem a atenção primária à população, tendo como referência o Programa Saúde da Família. Cada Equipe de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Teresina possui, hoje, 90 Unidades Básicas de Saúde. As Unidades Básicas de Saúde contam ainda com suporte dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formados por outros profissionais, como fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Fonte: Jornal Meio Norte