Voos entre cidades do Piauí têm ocupação de 84% da população

Os voos para Picos e São Raimundo Nonato saem de Teresina

Lançado há pouco mais de um mês, o projeto “Voa Piauí – Do Litoral à Serra da Capivara” tem ganhado destaque entre os piauienses. É o que aponta o relatório realizado pela empresa contratada da TW Fly, a Piquiatuba Táxi Áereo, que fez o levantamento do primeiro mês de operacionalização do projeto.

No período entre os dias 13 de junho a 11 de julho foram realizados de 44 voos (ida e volta), totalizando 216 assentos disponíveis, dos quais 181 foram ocupados pelos passageiros que tiveram como destino as cidades de Picos, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Teresina. O que representa 84% da disponibilidade total de assentos. A aeronave de modelo Cessna Grand Caravan possui uma capacidade para nove passageiros. 

De acordo com o secretário de turismo, Flávio Nogueira Júnior, conforme a demanda for surgindo, a ideia é que exista uma substituição da aeronave por uma de maior porte. “Esses dados repassados, nos mostram o que já esperávamos. As pessoas estão utilizando os voos para tratar questões de negócios, turismo e outros assuntos”, destaca o gestor, explicando que as passagens podem ser adquiridas pelo site da Piquiatuba Táxi Aéreo. Os bilhetes estão disponíveis com tarifas que variam de R$ 89 a R$ 285 e os pagamentos podem ser divididos em até três vezes.

Os voos para Picos e São Raimundo Nonato saem de Teresina às segundas e quintas-feiras, às 8h, e retornam no mesmo dia, saindo de São Raimundo Nonato às 14h40. Dentre as quatro cidades, a maior demanda está concentrada na cidade de Picos.

Dona Maria das Graças, uma das primeiras a realizar o voo, deu entrevista no inicio do mês, afirmando fazer o trajeto Picos – Teresina quinzenalmente para tratar de questões de saúde e optou por trocar as seis horas de viagem de ônibus pela agilidade do avião. “O voo é bastante tranquilo. Besta é quem não for”, concluiu a aposentada.

Neste mês de julho, com o período das férias, as pessoas podem optar por viajar para o litoral na aeronave, nas sextas-feiras, a aeronave sai de Teresina com destino a Parnaíba, às 13h, retornando para a capital no domingo, às 16h45. O voo para o litoral tem uma hora e cinco minutos de duração.

O voo, que percorre os mais de 430 km que ligam Teresina a são Raimundo Nonato se dá de forma tranquila. O receio inicial sobre a estabilidade da aeronave, devido ao seu tamanho, logo é substituído por uma bela vista, já que o avião voa em uma altitude menor do que as grandes aeronaves dos voos comerciais. “O Grand Caravan é um avião bastante seguro. É o único monomotor do mundo homologado para transportar pessoas, graças a essa autonomia, versatilidade e segurança que ele possui”, finaliza o piloto da aeronave, Francisco Ribeiro.

Fonte: Com informações do Portal do Governo