W. Dias vai ao STF buscar solução para impasse sobre a Cepisa

Governador busca solução negociada para pagamento de valores.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias cumpriu agenda, nesta quarta (19) e quinta-feira (20), em Brasília buscando uma solução negociada para pagamento de valores que a União deve ao Estado do Piauí pela venda da Cepisa. 

A agenda teve por objetivo encontrar um entendimento por meio do Supremo Tribunal Federal (STF), onde a Ministra Rosa Weber determinou oportunidade de entendimento entre as partes através da Câmara de Conciliação da AGU, uma vez que o Piauí já entrou com uma Ação Civil Originária - ACO 3024 contra União, Eletrobras e BNDES. 

Segundo o chefe do executivo estadual, foi apresentada uma proposta de correção monetária para o valor devido. “Apresentamos proposta para acabar com o impasse sobre qual índice de correção de valor devido. A sugestão é que a Eletrobras deva utilizar a TJLP, mais 2% ao ano, para pagar a parte não quitada. O problema é que fica um órgão empurrando a decisão para o outro. Assim, propus que o presidente da República deve agendar com as áreas do seu governo e tomar uma decisão. O tempo é curto para decisão neste mandato, mas havendo acordo o STF homologa”, disse. 

Wellington Dias tem dialogado ainda com representantes do poder executivo como forma de sanar essa dívida que já perdura muitos anos. "Apelei para o ministro Wellington Moreira Franco, piauiense, e que tem dado especial atenção ao caso, para a União quitar esta dívida com o Piauí. O valor corrigido pela TJLP, mais 2% ao ano, é R$ 478 milhões. Na ação, pedimos o mesmo índice de atualização da Dívida dos Estados que é pelo IGP-DI mais 6% ao ano ou cerca de R$ 800 milhões", comenta. 

Ainda de acordo com o governador, será aguardado o resultado da agenda do Presidente da República e sua equipe, e, caso não haja um acordo, a ação vai para julgamento.

A ação tem sido acompanhada tecnicamente pelo Estado do Piauí através do procurador Geral Plinio Klerton, bem como pelo procurador, Kildere Rone; o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles; Secretário de Planejamento, Antônio Neto e pelo técnico Adão Castro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES