Wellington Dias é eleito imortal da Academia Piauiense de Letras

Dias ocupará a vaga que pertencia ao acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves, que deixa um legado importante às Letras e à Historiografia do estado.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias foi eleito, neste sábado (12), imortal da Academia Piauiense de Letras (APL). O chefe do Executivo estadual recebeu 22 votos e irá ocupar a Cadeira de número 12 na instituição.

Notável por suas obras e contribuições já publicadas e apaixonado pela escrita, Dias ocupará a vaga que pertencia ao acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves, que deixa um legado importante às Letras e à Historiografia do estado.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral da APL, Reginaldo Miranda, o governador tem 90 dias para tomar posse, conforme o regimento da Academia. “Votaram 34 acadêmicos, Wellington Dias obteve 22 votos e Antenor de Castro Rego 12 votos. Então, o governador foi eleito para ocupar essa Cadeira e o presidente já fez sua comunicação oficial na forma regimental. Agora o, Wellington Dias tem 90 dias para tomar posse, conforme o regimento da APL”, afirmou.

Governador Wellington Dias é eleito imortal da Academia Piauiense de Letras (Foto: Ccom)

O governador agradeceu e ressaltou a responsabilidade por ocupar essa vaga. “Estou muito feliz, agradeço a cada um dos que compõem essa honrada casa e de todos que participaram desse processo, com certeza merecedores. Sei do tamanho da minha responsabilidade e me comprometo a trabalhar ainda mais pela nossa cultura e pelo engrandecimento dessa insigne casa”, declarou Dias.

O presidente da APL, Zózimo Tavares, destacou que o gestor estadual do Piauí apoiou e incentivou a área cultural, sobretudo a literatura. “Dou as boas-vindas ao escritor Wellington Dias, que entra, a partir de agora, na Cadeira número 12 da Academia Piauiense de Letras. Ele entra como escritor, que está emprestado para a política, mas sobretudo pelo conjunto da obra, porque foi o governo, nas últimas décadas, que mais deu apoio e incentivo à área cultural, em especial a literária. Então, é por tudo isso que acredito que a Academia Piauiense de Letras lhe concede o título perpétuo de membro efetivo”, disse.

Wellington Dias é contista e autor do livro Macambira, premiado em 1980 e publicado em 1995, que foi reeditado em 2021 pela editora Quimera, bem como dos livros “Tiradas do Tio Sinhô” (2007) e “A Melancia do Presidente” (2018).

Além disso, teve vários outros contos premiados, como o “Maria Valei-me” (1984) - que recebeu menção honrosa pelo Concurso de Contos João Pinheiro, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Escreveu as peças “Reisados da Minha Terra” e “Estamos Todos Inocentes”. Foi incluído nas coletâneas “O Conto na Literatura Piauiense” (1981) e “Novos Contos Piauienses” (1984). Lançou o livro “As Tiradas de Tio Sinhô”, em junho de 2007.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES