Wellington Dias lança 66ª Expoapi e vacinação contra a aftosa

O evento é um dos maiores do segmento no Nordeste.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (7), no Palácio de Karnak, a 66ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). O evento é um dos maiores do segmento no Nordeste e acontecerá no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, de 3 a 11 de dezembro. Na ocasião, também foi lançada a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos de gado no território piauiense, que vai até o dia 30 deste mês.

A programação da Expoapi contará com a realização de leilões de gado, provas de hipismo, torneios leiteiros, entre outras atividades e além de shows todos os dias. Os estandes exibirão as potencialidades no setor do agronegócio, além de produtos regionais e equipamentos de empresas renomadas. A expectativa dos organizadores é de que o evento gere mais de R$ 15 milhões em volumes de negócios através dos leilões, agentes financeiros e negócios.

"Já são sessenta e seis edições. Isso já é um grande marco. A Expoapi amadureceu e valorizou ainda mais a sua essência que é o negócio do campo e a cultura regional. São os três níveis de governo envolvidos e os criadores e plantadores que também estarão lá, com seus resultados. A expectativa é de que a gente possa alcançar entre 10 e 15 milhões de reais movimentados durante a feira agropecuária. Veremos os melhores animais nos leilões que são transmitidos para o Brasil. A Expoapi mexe com a economia, promovendo emprego e renda”, declarou o governador Wellington Dias durante o lançamento oficial.

Como parte da Expoapi, também serão realizados, durante os oito dias do evento, cursos, oficinas, palestras e seminários sobre diversos temas como ovinocaprinocultura, fruticultura e gastronomia.

O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Francisco Limma destacou a importância das parcerias para o sucesso da Expoapi. “ O evento está sendo realizado pelo governo do Estado através da SDR, Emater, Adapi além da Associação de Vaqueiros do Piauí, Apicovi, APCEQ, dentre várias outras associações e apoio do Sebrae. Destaco também o Ministério da Agricultura e as universidades estadual e federal. Isso é importante para a nossa economia. Um Piauí mais desenvolvido precisa de um Piauí mais produtivo. Mesmo numa época em que a estiagem toma conta e às vezes abala a produção vegetal, é a pecuária, é produção animal que responde para que a crise não seja mais significativa”, explica Limma.

Vacinação contra aftosa

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começou na última terça-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro. A meta de vacinação, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), é de que 95% dos bovinos e bubalinos do estado sejam vacinados.  A certificação será realizada de 1° a 15 de dezembro.

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) indica que pelo menos 90% dos animais sejam vacinados e o Piauí tem superado esta marca. “Na primeira etapa da vacinação do ano, ocorrida nos meses de maio e junho, o Piauí obteve o índice vacinal superior a 92%. No pós-campanha, os índices subiram para um patamar próximo a 96% do rebanho vacinado. A segunda etapa de vacinação de 2016, iniciada no último dia primeiro de novembro, se estende até o dia 30 de novembro, período em que o criador deve realizar a vacinação dos bovinos e bubalinos de sua propriedade. A certificação e a declaração de vacinação deverá ser feita no escritório da Adapi até o dia 15 de dezembro”, informa o diretor geral da Adapi, Antônio Justino.

Nesta etapa de vacinação, a meta é superar aquela estabelecida pelo Ministério de Agricultura para manter o Estado do Piauí na área livre de febre aftosa, com vacinação e avançar ainda mais na classificação sanitária.

A Adapi é uma instituição governamental responsável pela coordenação e execução da defesa sanitária animal e vegetal, e pela sessão de produtos de origem animal e classificação de produtos de origem vegetal. Desde a sua criação, em 2006 pelo governador Wellington Dias, até os dias atuais é uma das autarquias governamentais que mais tem crescido em estrutura e organização.

A direção da Adapi cita outras campanhas realizadas nos rebanhos de bovinos e suínos do Estado. “Buscamos também a erradicação da tuberculose animal, com a obrigatoriedade de vacinação de bezerras de zero a 8 meses de idade. Estamos em fase de implantação de mais um projeto que visa melhorar a sanidade da produção de animais piauienses. O projeto de erradicação da peste suína clássica, onde temos como meta realizar ações de cadastramento de todos os estabelecimentos com suínos, a vigilância sanitária, o controle de trânsito desses animais e educação sanitária, dentre outros. Assim pretendemos erradicar essa doença no Piauí até o primeiro semestre de 2018, garantindo qualidade no consume desta carne pelos piauienses”, conclui o diretor geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES