Wellington participa de reunião com gestores de presídio no Canadá

Wellington Dias visita sistema prisional canadense

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em visita internacional ao Canadá, o governador Wellington Dias participou de reunião executiva com gestores da Penitenciária de Kingston, que leva o nome da cidade localizada na província de Ontario, no centro-oeste do país. A agenda do governador do Piauí no exterior visa intercâmbios culturais e administrativos em diferentes áreas.

Uma das pautas centrais diz respeito a melhorias das ações do sistema prisional piauiense. Reconhecido como o oitavo país mais seguro do mundo, o Canadá possui cerca de 14,5 mil detentos e 42 presídios federais com 19 mil funcionários. De acordo com a Statistics Canada, os índices de criminalidade caem ano após ano. Foi registrada queda de 3% entre 2013 e 2014, o que representa o 11º declínio consecutivo nas incidências criminais. Durante a viagem, Wellington conheceu a rotina penitenciária e os programas desenvolvidos para acompanhamento de presos ao longo da permanência no cárcere.

“O objetivo principal é o processo de ressocialização. Aqui, além de conhecermos o sistema, estamos negociando o apoio da direção do presídio em Kingston, do Governo do Canadá, no sentido de repassar toda sistemática voltada para a educação e uma novidade para nós que é ter uma área que tenha a presença da comunidade para a ressocialização. É importante dizer que são culturas diferentes, mas o que a gente tem em comum, e esse é o ponto principal, é um trabalho para que também haja uma corresponsabilidade do Estado e da sociedade”, explica Wellington Dias.

O sistema correcional orçamento canadense para investimentos nesse setor é de 2,5 bi dólares. São cerca de 112 mil dólares por ano por cada preso em um sistema complexo de execução penal onde, ao mesmo tempo, há mecanismos de soltura após 1/3 da pena.

O governador Wellington Dias e comitiva desembarcaram neste sábado (15) no Canadá, onde cumprem agenda oficial de interesses do Estado. Dentre as agendas previstas estão encontros e reuniões relacionados a Segurança Pública, Inovação Científica, Investimentos, Negócios e Turismo.

Wellington segue no Canadá até o dia 25 de julho onde ainda vai apresentar propostas de intercâmbio das línguas Francês e Inglês para o Piauí, por meio de professores canadenses, e intercâmbio da língua portuguesa para alunos da rede pública de ensino do Canadá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES