“WhatsApp zomba da Justiça”, diz juiz que ordenou bloqueio do app

“Eles vendem ideia de privacidade”, afirmou o magistrado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua decisão que fez com que o WhatsApp ficasse bloqueado no Brasil por 25 horas, em abril, o juiz Marcel Montalvão diz que a empresa usa seus usuários como massa de manobra e quer vender a ideia de privacidade nas mensagens. Ele também elogia a BlackBerry, que colaborou com investigações da Lava Jato.

O texto de Montalvão, magistrado da comarca de Lagarto (SE), não havia sido divulgado até agora, porque as investigações que motivaram o bloqueio sobre uma quadrilha de traficantes corre em segredo de Justiça.

Entretanto, o juiz liberou a decisão como parte de um processo que corre no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o assunto, após ação do partido PPS.

Na decisão, o juiz de Sergipe acusa várias vezes o WhatsApp e o Facebook, dono da ferramenta, de zombar da Justiça brasileira ao não liberar informações para investigações sobre a quadrilha. Montalvão afirma que a companhia não se importa com a privacidade de quem quer que seja, mas, sim, quer 'vender a ideia de que é impossível serem interceptados mensagens ou vídeos desfilados no app. Com isso, resguardaria o valor de suas ações na Nasdaq, a Bolsa de valores americana para firmas de tecnologia.

Para ele, o Facebook age motivado por razões unicamente comerciais.

O WhatsApp argumenta que já não guardava informações sobre o conteúdo das conversas. E que em abril a terminou de implementar a criptografia (no qual apenas as pessoas na conversa podem ler as mensagens). Com isso, afirma, é impossível divulgar os dados.

O magistrado é cético a respeito a respeito da explicação. Cita relatório da Polícia Federal que diz que seria sim possível criar exceções no sistema para que as conversas fossem interceptadas a argumentação é que a empresa criou o sistema, então deve saber como flexibilizá-lo.

A ideia de que seria possível desativar a criptografia ponta a ponta de conversas específicas é falsa, respondeu o app, em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES