XL Encontro de Folguedos iniciam com muita cultura popular

Os Folguedos 2016 ainda contam com a tenda Num se Pode.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Folclore, danças folclóricas,  documentário e manifestação da cultura popular -  é dessa maneira que se inicia o quadragésimo Festival Nacional de Folguedos. Sediado na Arena Olímpica do Albertão, na zona sul de Teresina, o evento foi aberto pelo governador do estado Wellington Dias. "Esse é o momento da manifestação da cultura popular do nosso Estado. A princípio, tive receio da receptividade sobre a mudança das datas, que já tinha se consolidado junto às festas juninas. É um momento de alegria ver que a população veio prestigiar esse evento, importante para o Piauí", disse o governador.

Para o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, a expectativa é de que o sucesso de público se assemelhe ao de 2015. "Descentralizamos o festival como forma de levar a cultura para mais próximo da população da zona sul, sediando em um local popular. Ao celebrarmos o evento no mês de agosto,  podemos dar mais destaque, uma vez que o mês de junho compete com outra tradição forte,  que são as festas juninas", o secretário explica.

Os Folguedos, que iniciaram nesta sexta-feira, dia 19, seguem até o dia 22 e contam, com diversos espaços culturais. No primeiro dia, o palco Bumba Meu Boi apresenta grupos de dança e apresentações culturais como o grupo afro Magia das Três Raças, os repentistas Os Raimundos, a escola de dança Lenir Argento, além do Reisado do Piauí, muitas apresentações do Bumba Meu Boi, da Capoeira Cordão de Ouro e Grupo Moara.

Para Rafael "Smith", de 31 anos, o estado ainda é carente de oportunidades para a manifestação cultural como os Folguedos.  Ele, que participa do evento através do Bumba Meu Boi desde seus 16 anos, considera a apresentação muito mais que uma dança.  "O Boi do Piauí ultrapassa a coreografia, nós contamos parte da nossa história através dessa manifestação.  O interesse da população pelp boi está morrendo aos poucos, precisamos de eventos como esse pelo menos umas três vezes por ano", ele declara.

Os Folguedos 2016 ainda contam com a tenda Num se Pode, com a exibição do documentário sobre os 40 anos do Encontro Nacional de Folguedos, Parque de Diversões Ciranda Cirandinha, artesanato Diga Meu Bem, a praça de alimentação Arrumadinho e concursos de Grafites. No palco Cabeça de Cuia, a população ainda pode se divertir com a Cantafa Gonzaguiana, Wando e Felipe, Fabricia e Banda, Kangas do Forró e Moleca 100 Vergonha, com a cobertura ao vivo da Rede Meio Norte e o Jornal Meio Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES