Zona leste de Teresina é a região mais perigosa para jovens

Ao todo, no decorrer de 2014, foram registrados 746 casos, onde 424 das vítimas eram crianças e 322 adolescentes.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (30) DO JORNAL MEIO NORTE.

Por: Lucrécio Arrais

Os índices de violência identificados pelo IV Conselho Tutelar durante o ano 2014 através do Mapa da Violência são preocupantes. Além de apontar um crescimento de 60% nos números de violência infantil, os dados também mostram que a zona Leste de Teresina é a região mais perigosa de capital para jovens. Os bairros Pedra Mole (1º), Satélite (2º) e Vila Santa Bárbara (3º) despontam no ranking de 77 bairros analisados pelo estudo.

Ao todo, no decorrer de 2014, foram registrados 746 casos, onde 424 das vítimas eram crianças e 322 adolescentes. A maioria das violações é contra meninos, com 386 casos, ao tempo que 361 casos de violência foram contra meninas. No Brasil, a legislação que protege todas as crianças e adolescentes no país é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para o conselheiro Djan Moreira, a situação da zona Leste é preocupante, e estes dados são reincidentes. “O nosso mapa identificou que o bairro Pedra Mole, pela segunda vez, é o bairro de maior incidência. O Satélite ficou em segundo, também pela segunda vez. E o terceiro é o Vila Santa Bárbara”, declara.

O Mapa da Violência funciona para identificar aonde está o abuso, com o objetivo de buscar soluções para o problema. “Nós iremos encaminhar esse mapa para a Prefeitura Municipal de Teresina, pois precisamos assessorar o poder executivo para elaborar programas na área da infância e juventude, e desta forma mudar esta realidade”, explica Djan Moreira.

Fonte: Lucrécio Arrais