Água Branca recebe capacitação do TCE-PI sobre gestão municipal

Água Branca recebe capacitação do TCE-PI sobre gestão municipal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A município de Água Branca recebeu, nesta segunda-feira (13) a 4ª Capacitação IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). O evento, oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), é destinado à capacitação e orientação de prefeitos, secretários e outros gestores municipais sobre o IEGM, ferramenta utilizada pelos Tribunais de Contas de todo o país para medir a eficácia das políticas públicas implementadas pelas prefeituras. O curso aconteceu no auditório da OAB de Água Branca.

 

A capacitação foi ministrada pelas auditoras de Controle Externo Lucine Batista e Maria Olivia Reis, que explicaram a importância do encaminhamento dos dados.

 

O TCE realiza o curso em Água Branca após solicitação da Prefeitura. “Nós temos uma preocupação com o trabalho dos nossos gestores e entendemos a importância da correta disponibilização dos dados na plataforma do IEGM. Orientamos todos os secretários e gestores de Água Branca a participar do curso e tivemos uma excelente resposta por parte de todos. Além disso, Água Branca fica localizada em um ponto estratégico e gestores de 12 cidades vizinhas também puderam participar da capacitação”, diz o prefeito Jonas Moura.

 

O prefeito Jonas Moura também destaca a importância dos dados colhidos pelo IEGM. “É um prazer para a cidade de Água Branca receber essa capacitação, pois esse projeto vem para consolidar o trabalho que já vem sendo feito pelos Tribunais, procuradoria e outros. Eu sempre cobrei ferramentas em que a gente pudesse avaliar nosso trabalho e eu acho que o IEGM vem para auxiliar nessa questão e na melhoria dos serviços que os municípios oferecem”, avalia.

 

Para o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebêlo, a capacitação funciona como uma troca de conhecimentos entre o Município e o Tribunal de Contas. Ele também ressalta que o trabalho do TCE não está apenas na fiscalização e punição às Prefeituras. “Além de uma capacitação, este momento é um cruzamento de conhecimentos, e essa complementação é muito significativa. Nós temos o que aprender mesmo nos municípios com os maiores problemas, pois entendemos a realidade das situações, vamos além da teoria. Aproveito para ressaltar que o TCE não está apenas para investigar e punir, mas, antes disso, está para contribuir junto aos gestores para retirar as diferenças que ainda existem entre o Piauí e outros estados da Federação. Sabemos que o Piauí é feito por pessoas que têm preocupação com suas cidades e são essas pessoas que devem tomar iniciativas que serão benéficas para todos”, declara.

 

Estiveram presentes o vice-prefeito de Água Branca, Raimundo Nen; os vereadores de Água Branca, Raiclysto Alexandrino e Enoquete; prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues; prefeito de Lagoinha do Piauí, Alcionio Barbosa; prefeito de Demerval Lobão, Junior Carvalho; prefeito de Olho D’Água do Piauí, Antônio Francisco; prefeito de São Pedro, Paulo Nei; prefeito de Barro Duro, Deusdete Lopes da Silva; além de servidores e gestores de cidades vizinhas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES